Conhece aquele ditado que diz: “Quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”? Pois é. Um ditado que se encaixa muito bem quando se trata de escolha do público-alvo.
Saber para quem sua empresa irá vender pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.
Embora determinar seu público-alvo não seja 100% de certeza para o seu sucesso, a falta disso certamente te levará ao fracasso. Pois, é uma das principais chaves para alavancar seu negócio.
Definir o público-alvo deve ser o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa, principalmente quando se está começando.
Essa etapa deve ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo e diante da necessidade do seu negócio.
Ter essa definição do público inegavelmente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing da sua empresa. Portanto, dê total atenção!
Para saber mais sobre o tema, continue conosco!
O que é o público-alvo?
Definir a ideia, buscar opções para torná-la rentável e organizar tudo para iniciar o novo negócio cheio de expectativas e visando lucratividade poderá ser desperdiçado caso não conheça seu público-alvo.
E o que é esse público-alvo?
Público-alvo nada mais é que a audiência da sua empresa.
Trata-se das pessoas para quem seu negócio está destinado, por se identificarem com seu produto ou serviço.
Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.
É um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas para atingir o melhor número de vendas.
Sua definição começa na segmentação de mercado.
Podemos dizer que o mercado é como um bolo e cada fatia é um segmento de mercado. Cada segmento tem um perfil semelhante, que são definidos por características demográficas e comportamentais – idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade, etc. – que influenciam decisões de consumo.
Após identificar os segmentos, a empresa seleciona aquele(s) em que deve mirar, com objetivo de alcançar pessoas que tenham mais afinidade com a marca e mais chances de virarem clientes. Com isso, o plano de marketing, as campanhas ou peças de comunicação são direcionados a esse segmento para tentar converter em vendas.
Por que definir um público-alvo?
No início da era industrial, acreditava-se que os consumidores faziam parte de uma grande massa e que o lógico era as pessoas consumirem tudo o que a indústria produziria.
Com o avanço tecnológico e com o aumento da concorrência, muitos produtos e serviços se tornaram similares demais, o que inverteu o processo, necessitando que o mercado é que se adapte ao que o público deseja consumir.
Definir um público-alvo já é algo comum nas estratégias de marketing e publicidade. Inicialmente o marketing de massa era lançado para todos de forma homogênea. As marcas só queriam que a divulgação do produto chegasse até a sociedade e somente isso bastaria para despertar o seu interesse.
Após ser implementado as pesquisas e análise de mercado e como resultado foi identificado que os consumidores tinham perfis, interesses e comportamentos diferentes, a estratégia do marketing em massa precisou ser revista.
Os investimentos nesse tipo de estratégia são altos e o resultado ineficiente em relação à atração e comunicação com os clientes, devido a ser direcionado a uma parcela muito grande do mercado, acabava por não atingir quase ninguém.
O público-alvo e a segmentação do mercado possibilita que a comunicação com os clientes seja mais eficiente. A compreensão do comportamento dos consumidores e a criação de estratégias e soluções específicas para eles, torna a chance de sucesso muito maior.
Veja alguns dos benefícios:
- Criação de campanhas mais eficientes;
- Comunicação mais assertiva com os clientes;
- Aproveitamento e identificação das melhores oportunidades;
- Diferenciação dos concorrentes;
- Criação de posicionamento único e relevante, entre outros.
5 passos simples para definir seu público-alvo
Agora que sabe a importância de definir o público-alvo do seu negócio, para entender quem é e como atingi-lo, criamos esse passo a passo para te ajudar.
- Conheça seu mercado
Entender e pesquisar sobre seu mercado é uma forma de identificar quem são as pessoas que procuram pelas possíveis soluções que oferecem.
A pesquisa de mercado é quem dá início a busca por entender o nicho em que se pretende atuar e também compreende os fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.
Outro fator importante do mercado, é pesquisar sobre seus concorrentes.
- Conheça seu negócio e seu produto
Após conhecer seu mercado, é hora de olhar a fundo o interior.
É importante conhecer detalhadamente a sua empresa e os seus produtos para entender quais soluções estão sendo oferecidas.
Alguns questionamentos poderão te ajudar nessa etapa:
- Qual é a proposta de valor da marca? E dos produtos?
- Por que uma pessoa compraria o seu produto?
- Qual é o problema que seu produto ou serviço resolve?
- Resolver esse problema é relevante para o consumidor?
- Quais benefícios ele entrega ao consumidor?
Um detalhe relevante: a proposta de valor deverá oferecer uma ideia clara, concisa e transparente sobre como a marca pode contribuir para a vida do consumidor.
- Segmente seu mercado
Busque criar subgrupos dentro de seu mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes, comece a traçar o perfil do público que consome a sua categoria de produto ou serviço e crie estratégias de acordo com essas informações.
Com foco e ofertas assertivas suas chances de sucesso aumentam significativamente.
- Identifique a atratividade dos segmentos
Após dividir o mercado, é hora de analisar quais segmentos apresentam maior potencial para a sua marca.
O ideal é que o segmento seja possível de contabilizar para que possibilite avaliar o potencial de mercado que ele representa para seu negócio.
Para auxiliar, poderá utilizar dados do IBGE e pesquisas de mercado para chegar próximo ao número de pessoas que compõem determinado segmento.
Esse questionário também poderá te ajudar a responder qual segmento deve ser o seu alvo:
- O segmento já tem suas necessidades atendidas por concorrentes?
- É grande o suficiente para gerar lucro?
- Está em crescimento? Não vai desaparecer em pouco tempo?
- A marca consegue alcançar esse segmento com estratégias de marketing?
- Como são as barreiras de entrada e de saída?
- Selecione o segmento-alvo
A partir das informações geradas na análise de atratividade dos segmentos, deverá definir qual deve ser o público-alvo da sua marca.
Nessa etapa, é importante documentar a descrição das características para que toda a equipe tenha conhecimento e acesso sempre que precisar.
Uma marca poderá criar um ou mais segmentos, desde que se crie estratégias específicas para cada um deles.
Concluindo…
Definir o público-alvo é tão importante quanto a criação do nome e da identidade da empresa. Sem ele, é como andar no escuro sem um caminho traçado.
Não corra mais o risco de tropeçar e quebrar seu negócio. Ainda é tempo de focar e colocar a mão na massa!