Você sabia que 54% dos brasileiros usam as redes sociais para procurar produtos e serviços? Esses dados foram revelados por uma pesquisa feita pela GlobalWebIndex, em 2019.
As plataformas sociais, como Instagram e Facebook, servem para o consumidor conhecer mais sobre a marca, ler avaliações e, ainda, encontrar promoções.
Isso significa que qualquer empresa deve estar presente nas mídias sociais e saber vender em cada uma delas para não desperdiçar oportunidades. Mas, por onde começar? Descubra neste artigo!
Empreendedorismo na atualidade
Não há como negar que as redes sociais estão presentes na vida da maioria das pessoas. Segundo levantamento feito pelo IBGE, sete a cada dez brasileiros possuem perfis nas principais plataformas sociais.
E mais: segundo estudo feito pela Cuponation, a população brasileira chegou a investir 5,2 horas diárias conectados em redes sociais em 2020.
Para as empresas, as mídias digitais funcionam como uma vitrine virtual, onde podem compartilhar seus produtos, informações sobre a marca e manter um relacionamento com o cliente.
Essas ferramentas ainda podem ser utilizadas com um planejamento estratégico para aumentar a visibilidade da marca e as vendas.
Por outro lado, ao deixar de utilizar as redes sociais em suas estratégias de marketing, certamente você irá deixar dinheiro na mesa.
Vantagens de vender pelas redes sociais
Devido a grande audiência, as redes sociais são um ótimo lugar para vender seus produtos e serviços.
É possível comercializar desde roupas, serviços de consultoria e até mesmo imóveis, como apartamento para investimento, sabia?
O grande segredo para ter sucesso nas vendas por meio dessas plataformas é o planejamento estratégico.
Você precisa conhecer seu público-alvo para anunciar seus produtos da melhor forma possível. Desta forma, conseguirá aproveitar benefícios como:
- redução do ciclo de vendas;
- mais visibilidade para a marca;
- possibilidade de nutrir leads;
- melhora na fidelização de clientes;
- aumento de tráfego;
- melhor controle de reputação;
- mais conversões.
Diferentes Redes Sociais e Suas Ferramentas
Existem diferentes redes sociais que podem ser utilizadas em suas estratégias. Para fechar mais negócios e conseguir melhores resultados, vale conhecer melhor cada uma delas:
#01. Facebook
A segunda rede mais utilizada do mundo pode ser muito bem aproveitada para aumentar suas vendas.
Para isso, a dica é integrar seu e-commerce (se você tiver) ao Facebook. Assim, é possível controlar informações em um só lugar e o cliente poderá comprar diretamente da plataforma.
Outra estratégia é usar o Facebook Ads, que são anúncios pagos para conquistar um alcance maior de usuários. Ainda é possível segmentar os posts para alcançar o público certo.
#02. Instagram
O foco do Instagram é o apelo visual. Por isso, capriche na construção do feed com fotos de ótima qualidade. Não tire apenas fotos de produtos, mas transmita o estilo de vida da sua marca.
Vale ainda usar o Instagram Shopping, que permite que o usuário clique no produto e faça uma compra diretamente do app.
E, assim como o Facebook, é possível fazer anúncios pagos para conseguir um alcance maior em suas publicações. Porém, também é possível aproveitar melhor o orgânico, um truque eficiente é usar hashtags.
#03. Youtube
Os vídeos são os formatos de conteúdos favoritos dos internautas. Por isso, vale explorar as oportunidades que o YouTube oferece.
Crie um canal para sua marca e publique conteúdos de qualidade, relevantes para seu público-alvo e otimizados com estratégias de SEO.
Você ainda pode aproveitar esses vídeos para adicionar em artigos de blogs, site da marca e até em outras redes sociais.
#04. WhatsApp
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e é uma versão do famoso aplicativo de mensagens instantâneas feito especialmente para empresas.
Por meio dele, você pode interagir com seus clientes com mais agilidade, além de compartilhar promoções exclusivas. Também é possível automatizar mensagens com bots.
#05. LinkedIn
Dependendo do ramo da sua empresa, também é possível conseguir ótimos resultados vendendo no LinkedIn, especialmente se seu negócio for B2B.
Por lá, você pode usar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que possibilita que você organize e qualifique seus leads. Desta forma, você consegue melhorar a qualidade da abordagem de venda para otimizar a taxa de conversão.
#06. Twitter
O Twitter oferece boas oportunidades de vendas. O principal destaque é a monitoração de palavras-chave estratégica.
Você pode configurar seu perfil para receber notificações sobre usuários que usam algum termo que é relevante para sua marca. A partir daí, pode interagir com o internauta e oferecer seus produtos. Só cuidado para não ser muito comercial!
#07. Google Meu Negócio
Além de estar presente nas redes sociais, também é importante que sua marca crie um perfil na plataforma Google Meu Negócio.
Por lá, você pode cadastrar informações importantes sobre a empresa, como website, telefones, endereço e horário de atendimento. Ainda permite que você receba feedbacks e avaliações dos seus clientes.
Conclusão
Por ter tantos usuários ativos, as redes sociais são ótimas ferramentas para aumentar as conversões da sua empresa. Porém, o processo de venda não é o mesmo em cada plataforma.
Conhecer os diferenciais e as funcionalidades das redes sociais, além de criar publicações adequadas para cada plataforma, irá te ajudar a otimizar suas conversões.
Além de trabalhar no aumento das conversões, também é importante se atentar a retenção no pós-venda. Uma ótima estratégia é enviar brindes — como canetas personalizadas ou necessaires personalizadas — nas primeiras compras para aumentar as chances de fidelização.