Se você quer manter as finanças equilibradas, elaborar um bom plano de ação é necessário. Ele irá garantir o bom funcionamento desse departamento na empresa, controlando as finanças e evitando prejuízos.
Quer saber como implementar essa para a redução de custos na empresa? Continue a leitura e confira as nossas dicas!
O que é e qual a importância do planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro faz parte da estrutura que alicerça o crescimento da organização. Ele é necessário para que a empresa tenha força competitiva no mercado. Mesmo que o negócio esteja em um bom cenário, sem o devido planejamento financeiro, ele pode ir à falência.
Mas não se preocupe, planejar a área financeira não é tão difícil. Comece pelo primeiro conceito que você precisa dominar: afinal, o que é planejamento financeiro empresarial?
Trata-se de um plano para projetar o futuro da situação financeira de um negócio com base na sua atual realidade. Através do plano, é possível estimar números importantes, como o fluxo de caixa, as margens de lucro, indicadores financeiros e mais.
Você conhece a Modelagem Financeira? Ela pode levar muita eficiência para a sua empresa! Tire as suas dúvidas e aproveite.
O método sustenta a organização, por isso, é essencial que você desenvolva um planejamento para a sua empresa. Continue a leitura para entender os passos!
Como fazer um plano de ação financeiro estratégico?
Agora, vamos te apresentar alguns pontos que você deve seguir para elaborar um plano de ação financeiro estratégico para o seu negócio. Confira:
Analisar o cenário da empresa, especificamente seus custos e despesas
Antes de montar o plano, faça um estudo sobre a sua empresa. Analise a situação interna, colete e registre os dados e acompanhe de perto os custos, despesas e entradas de recursos. Assim, você irá diagnosticar fontes, falhas, quais gastos deve cortar e quais são essenciais.
Identifique os gargalos nos processos que causam aumento indevido dos custos e projete o fluxo financeiro futuro com base nesse acompanhamento.
Documentar objetivos e metas a longo prazo
Um planejamento financeiro pode ter metas a curto prazo, mas deve sempre ter metas a longo prazo. Normalmente, a organização nas finanças gera mais ganhos ao longo do tempo.
Reúna a sua boa visão sobre a empresa com uma pesquisa de mercado eficiente para definir objetivos a longo prazo. Essas metas devem estar conectadas ao que a empresa deseja alcançar com o tempo, ao lucro que quer ter.
Registre as metas e objetivos. O plano precisa viabilizar o alcance das missões definidas.
Registrar as movimentações financeiras
Quando as empresas negligenciam o registro das movimentações financeiras – tanto pequenas quanto grandes – corre o risco de ter que lidar com custos indevidos. É preciso registrar tudo o que entra e sai de todas as contas corporativas.
Utilize ferramentas como o livro caixa, planilhas, softwares, o livro diário e mais. Os lançamentos de débito e crédito devem estar em relatórios para verificar se os indicadores condizem com o registro e se as movimentações estão saudáveis.
Elaborar orçamentos
O orçamento é central para o planejamento financeiro estratégico. Através dele, é possível fazer as projeções de receitas, despesas, investimentos e mais. Você pode se basear no histórico da empresa para essas projeções.
Ao fazer os orçamentos, guie ele em direção às metas e objetivos já definidos. Ele deve ser refeito a cada ano, sempre levando em conta o planejamento estratégico e os recursos disponíveis em cada departamento.
Montar a estratégia considerando diferentes cenários
Uma empresa pode ter um planejamento financeiro X e de repente se deparar com um crescimento das vendas em 2X ao ano, ou aparecer uma crise (como a do COVID-19), e tornar o plano impossível de ser realizado.
Ao considerar diferentes cenários, você garante adaptação, preparo, força, saúde e flexibilidade empresarial. A sua equipe não ficará de mãos abanando caso o mercado mude. Considere o comportamento do consumidor, as crises, os ciclos econômicos e outras variáveis.
Investir em ferramentas de controle
Para planejar com eficiência, contudo, é preciso controlar.
Tenha métodos de controle bem definidos para que as equipes possam aplicar a gestão dos recursos financeiros. Os colaboradores devem implementar análises, diagnósticos, comparações e promover o estudo dos números encontrados.
Além disso, a tecnologia de monitoramento vai diminuir riscos, impedir problemas como desvios no orçamento, demonstrar se o plano está sendo bem-sucedido e mais.
Leia mais: 4 dicas para investir em um planejamento e organizar as finanças.
Erros que devem ser evitados no momento de elaboração
Para que a metodologia funcione, preste atenção e evite os pontos a seguir:
- Não integrar os setores
Os setores da empresa devem estar em sincronia, todas as operações devem conversar. Se algum departamento tomar decisões que desestabilize o outro, com certeza o financeiro irá sentir.
É preciso definir os responsáveis por cada área, e eles devem estar cientes das metas e objetivos da organização.
- Superestimar o faturamento
Toda empresa deseja faturar o máximo possível, mas superestimar é um erro. Muitas vezes, o lucro acaba sendo incompatível com o faturamento, pois o quadro financeiro não reflete o que de fato ocorre na empresa.
Há muito a considerar além da receita total de vendas!
- Não controlar o financeiro do negócio
Para ter um bom planejamento financeiro, você deve ter controle das contas da empresa: o que deve pagar, o que deve receber, como anda o caixa e mais.
Como citamos antes, há vários instrumentos de controle, e só a partir deles é possível fazer um planejamento eficiente. As previsões também devem ser feitas a partir desse histórico.
Um plano de ação financeiro exige controle e acompanhamento.
Com essas dicas, fica mais fácil evitar erros no momento de elaboração do plano. Lembre-se: o planejamento financeiro estratégico precisa ser revisado de forma constante, já que a empresa pode passar por diferentes situações e ele deve continuar bem adaptado para ser seguido.
A sua empresa já está preparada para 2023? Confira as nossas dicas para planejar as finanças.
A UCJ pode te ajudar nessa jornada! Nós temos profissionais especializados em cada um dos processos que citamos aqui. Levaremos ótimos resultados para o seu negócio! Com o nosso apoio, você terá muito mais tranquilidade para gerir a sua empresa através de um plano financeiro eficiente. Fale conosco!