Sem dúvidas, um dos aspectos mais fundamentais para a sucessão de um negócio é a construção significativa de um forte e positivo relacionamento com o cliente.
Claro que outras relações tais quais as comerciais também representam uma grande importância para o funcionamento da sua empresa, mas para que serve todos os esforços feitos se não houver um público alvo destes esforços?
Sem a presença de um público fiel e assíduo, as possibilidades de fracassar no ramo empresarial são grandes. O público está diretamente ligado à viabilidade de uma corporação.
Por isso, é fundamental valorizar e melhorar cada vez mais a relação entre empresa e cliente, e algumas dicas podem te ajudar com isso.
Mas, antes de te ensinar como fortalecer essa relação, iremos te mostrar o que é e qual a importância desse fortalecimento
Do que se trata o relacionamento com o cliente?
Relacionamento com o cliente diz respeito a um desenvolvimento do vínculo entre cliente e empresa, de forma intimista e fiel a partir das experiências existentes e vividas pelo público.
Existem vários níveis desse relacionamento com o cliente, sendo o primeiro o menos interessante e o último o ideal e mais desejado:
– Nível básico: Nesse nível não há preocupação com os interesses dos clientes, o único interesse da empresa é em relação às vendas.
– Nível reativo: Nesse nível também não há preocupação com as necessidades dos clientes, há apenas um reconhecimento de quais apresentam maior potencial de compra.
– Nível responsável: Nesse nível há o princípio de preocupação e interesse em relação às necessidades dos clientes, mas de forma sútil e ainda pouco aprofundada.
– Nível proativo: Nesse nível o relacionamento passa a ser encarado com ainda mais seriedade, e os vendedores já passam a ter consciência sobre a importância de vender os produtos priorizando as necessidades do cliente, e não os lucros.
– Nível de parceria: Este é o último e mais desejado relacionamento com o cliente, sendo o ideal para todas as empresas. Nesse nível há forte influência do marketing de relacionamento, os clientes passam a ser fãs da marca e a recomendá-las para todos ao seu redor.
Qual a importância do relacionamento com o cliente para uma empresa?
Como todos bem sabem, o sucesso de uma empresa depende de vários fatores importantes, sendo o principal deles a conquista do público.
Logo, é fundamental fazer o possível para melhorar as experiências vividas pelos seus clientes a partir de interações assertivas, capazes de fidelizar, conquistar e construir vínculos duradouros entre empresa/persona.
Por isso, investir nessa relação é garantia de melhora em diversos aspectos importantes, como conquista de mercado, credibilidade de serviços e/ou produtos, etc.
São vários os benefícios obtidos ao fortalecer o relacionamento com o cliente, dentre os principais:
- Qualidade de produto elevada
- Ganho de autoridade empresarial
- Prioridade de escolha entre os concorrentes
- Divulgação direta e indireta, feita pelos clientes mais satisfeitos que irão disseminar e valorizar os seus serviços/produtos para outros compradores
- Aumento de vendas
- Menores custos pela fidelização do cliente, pois manter um cliente requer menos custo do que conquistar um novo
- Lançamentos e ideias inovadoras apresentam maiores índices de aprovação e aceitação
- Maior espaço no mercado onde a empresa está inserida
- Qualidade de atendimento e menor índice de reclamação
- Consolidação corporativa e ganho de boa reputação
Tendo em vista os benefícios citados acima, fica em evidência a importância e a necessidade de investir no relacionamento com o cliente.
Mas, como e por onde começar esse fortalecimento? Como passar do nível básico para o nível de parceria? É o que iremos te mostrar a seguir:
8 dicas para fortalecer o relacionamento com o cliente com o seu negócio
1. Entenda e atenda as reais necessidades dos seus clientes
Todo interesse de compra surge de acordo com uma necessidade. Por isso, é fundamental perceber quais as necessidades do seu público e como o seu produto ou serviço serão capazes de atendê-las.
Assim, a venda passa a ser muito mais humanizada e satisfatória para os compradores, melhorando significativamente a experiência de aquisição, uso e continuidade de compra.
2. Ofereça um atendimento rápido, prático e eficaz
A forma como a venda é feita também é fundamental para uma experiência positiva. Por isso, é importante priorizar a objetividade da venda sem muita enrolação, sendo prático, direto e assertivo.
Para isso, trate de realizar um treinamento adequado e uma seleção de colaboradores capazes de prestar o melhor atendimento possível.
3. Solucione os problemas rapidamente e acompanhe os feedbacks
Um dos pontos mais importantes para melhorar progressivamente o relacionamento da sua empresa com os clientes, é ter uma resposta da experiência deles em relação aos serviços e produtos vendidos.
O feedback é fundamental para analisar os pontos que precisam ser ajustados e melhorados ao máximo, permitindo assim correção de erros e consequente aumento de satisfação.
Além disso, se dispor a resolver os problemas existentes de forma efetiva e empática é fundamental para reverter experiências negativas em feedbacks positivos, pois o cuidado com o cliente é extremamente significativo para eles.
4. Ofereça produtos e serviços com a maior qualidade possível
Não adianta só manter uma relação satisfatória, o produto vendido e o serviço prestado também devem ser de altíssima qualidade.
Assim, o cliente passará a ser ainda mais fiel ao que compra e consome, pois encontra nos seus produtos e serviços uma qualidade não encontrada em empresas concorrentes, atribuindo preferência ao seu negócio.
5. Seja pontual
Independente de ser horário de entrega ou prestação de serviços, a pontualidade é fundamental para uma boa impressão de vendas e negócios. Passa uma imagem positiva de comprometimento e seriedade, além de evitar possíveis problemas e estresses causados pelo atraso.
Por isso, priorize sempre a pontualidade.
6. Demonstre confiança
Um dos principais aspectos da fidelização, é a confiança construída durante o desenvolvimento da relação. Para isso, passe sempre credibilidade e confiança, a partir de firmeza nas ações e nos negócios fechados.
7. Priorize sempre a honestidade
A transparência é um aspecto fundamental para qualquer relação, inclusive com o cliente. Convenhamos que ninguém gosta de sentir que está sendo enganado, não é mesmo? Ainda mais tratando-se de uma negociação onde dinheiro está sendo investido.
Por isso, seja sempre o mais honesto e verdadeiro possível com os seus clientes, não tente omitir informações ou prometer algo que não pode cumprir.
Muitas empresas perdem clientes por não cumprir com as promessas feitas, esse ato além de ser enganoso, mancha completamente a imagem do seu negócio.
8. Promova ofertas e recompensas exclusivas
Que tal mimar um pouquinho os seus clientes de vez em quando? Afinal, eles são o motivo da viabilidade do seu negócio e merecem um agrado. Por isso, vale a pena investir em ações, promoções e recompensas exclusivas para o seu público.
Esse ato simples pode acarretar diversas impressões positivas em boa parte do público da sua empresa, fortalecendo relações antigas e conquistando novas relações. Portanto, é interessante reunir periodicamente o grupo de ideias do seu negócio e incentivar a criação de ofertas, sejam elas sorteios, baixas de preços ou brindes.
Conclusão
Agora que você já viu o que é, qual a importância e as dicas para fortalecer o relacionamento com o cliente, basta fazer do que foi dito acima uma prática diária no seu negócio.
Priorizar esse fortalecimento leva a sua empresa a outros patamares, gerando resultados extremamente satisfatórios. Lembre-se sempre: Cliente satisfeito é sinônimo de empresa bem sucedida.