O bom funcionamento de sua empresa está diretamente relacionado com um bom Relacionamento em Equipe. A produtividade de seus funcionários depende da interação entre eles e da forma como estabelecem o trabalho em equipe.
Assim, é comum ver falhas de comunicação levando a problemas na execução de tarefas, pouca interação entre as áreas e baixos níveis de motivação.
Esses problemas impactam negativamente os resultados da empresa. O trabalho se torna ineficiente, acarretando insatisfação de clientes e consequente queda nos índices financeiros.
Você pode evitar tudo isso com nossas 12 dicas para um bom Relacionamento em Equipe no ambiente de trabalho!
As 4 áreas do Relacionamento em Equipe
Como o Relacionamento com a Equipe impacta na produtividade do trabalho, é essencial atuar para melhorar o seu funcionamento. Estes esforços devem ser feitos tanto pelas lideranças da empresa, como também por cada funcionário individualmente.
São 4 as áreas que devem ser trabalhadas para aprimorar o relacionamento em equipe no trabalho:
- Comunicação;
- Avaliação do Desempenho;
- Assistência aos Funcionários;
- Motivação dos Funcionários;
Essas 4 áreas estão muito relacionadas entre si, e complementam os Subsistemas de RH – uma estrutura para organizar melhor o seu setor de Recursos Humanos.
1ª Área: Comunicação
A comunicação é o aspecto mais importante e, ao mesmo tempo, mais problemático do relacionamento em equipe.
Muitas vezes as pessoas gostam mais de falar do que de ouvir e se apegam a seus pontos de vista, não cedendo aos dos outros. E a falha de comunicação gera problemas significativos na execução do trabalho.
Para evitar isso estes pontos devem ser trabalhados:
1.1 – Comunicar-se constantemente:
Tenha sempre em mente que os custos do excesso de comunicação são bem menores que os custos da falta de comunicação.
Ou seja, gastar mais tempo lendo e redigindo relatórios e e-mails, por exemplo, é menos problemático do que ter retrabalho ou executar de forma errônea por não considerar pontos levantados por outros.
1.2 – Ouvir com atenção:
Concentre-se naquilo que o outro está falando, interaja com sua linha de raciocínio, solicite a opinião dos seus colegas. Isso pode engrandecer em muito seu trabalho e melhorar significativamente o relacionamento em equipe.
1.3 – Separar as questões em discussão das pessoas:
Se a opinião de dada pessoa sobressair com relação à do grupo, isso jamais deve a colocar em posição de superioridade
2ª Área: Avaliação do Desempenho
Avaliar o desempenho e o progresso dos membros do grupo, dar feedbacks consistentes e gerar pontos de melhoria concretos é essencial.
Isso ajuda todos os funcionários a melhorar e se desenvolverem. O que contribui para que cada um possa se aperfeiçoar e que seu trabalho seja executado cada vez com mais excelência. Para tal, é importante:
2.1 – Discutir a dinâmica da equipe:
Deve-se conhecer o perfil de trabalho e a personalidade de cada um da equipe. Além disso, é preciso discutir abertamente quais serão as ferramentas de avaliação utilizadas pela equipe.
2.2 – Estabelecer expectativas e monitorar resultados:
A equipe deve saber aonde quer chegar, tanto pessoalmente quanto o projeto em si. A partir disso, é relevante medir o desenvolvimento (ainda que de modo qualitativo).
2.3 – Desenvolver e reavaliar um plano pessoal:
Este é um ponto crucial na busca do crescimento pessoal. Cada um deve saber conhecer suas forças e fraquezas e traçar os melhores caminhos para otimizar seus resultados.
Rodar uma boa avaliação de desempenho é muito benéfico para uma empresa, mas pode ser um desafio. Você pode aprender tudo sobre como implementar a Avaliação de Desempenho no nosso artigo.
3ª Área: Assistência aos Funcionários
Por vezes, as pessoas são “mal distribuídas” em suas funções, recebem poucos feedbacks e têm foco excessivo em suas atribuições individuais, o que compromete a geração de resultados em um projeto.
Dar assistência aos funcionários, estimulando o seu melhor trabalho, dando feedbacks de melhoria e elogiando os pontos positivos é fundamental para que os resultados sejam maximizados. Assim, deve-se:
3.1 – Alavancar o conhecimento especializado:
Alocar as pessoas nas funções em que elas trabalham melhor pode ser um meio de gerar melhores resultados.
3.2 – Manter os membros da equipe responsáveis por suas respectivas funções:
Cada funcionário deve saber onde se encaixa no projeto e ter domínio de suas funções.
No entanto, é essencial ter um conhecimento geral e sistêmico do projeto, o que pode permitir a ocorrência de eventuais mudanças necessárias e colaboração estre as funções.
3.3 – Dar feedbacks nos momentos certos:
Feedbacks são primordiais no crescimento pessoal, deixando as pessoas conscientes dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
Para funcionarem da melhor forma devem ser motivadores e dados na hora correta. Eles devem ser balanceados, não ter apenas pontos de melhoria e é interessante que sejam repletos de exemplos.
4ª Área: Motivação dos Funcionários
Manter membros motivados é essencial, pois, profissionais motivados são mais produtivos, – isso é indiscutível. Já profissionais desmotivados podem comprometer negativamente toda a equipe e os resultados gerados, além de gerar atritos que comprometem o relacionamento em equipe.
Por isso, é importante:
4.1 – Identificar motivadores personalizados:
Cada pessoa é motivada por pontos diferentes. Deve-se identificar o que motiva cada membro da sua equipe. Alguns exemplos são: remuneração bônus, promoções, reconhecimento e apreciação.
4.2 – Reforçar positivamente os colegas de equipe:
Feedbacks positivos são grandes fatores de motivação, bem relacionados ao reconhecimento e à apreciação. Elogiar sinceramente pode gerar grandes impactos positivos.
4.3 – Comemorar as realizações:
Sempre que a equipe realizar um ponto importante no projeto, é interessante comemorar, de maneira informal e descontraída.
Trabalhando essas quatro áreas será possível obter ganhos fundamentais no relacionamento em equipe na sua empresa.
Os resultados esperados são tarefas executadas e gerenciadas de maneira mais assertiva e gerando melhores resultados para sua empresa, tanto em seus processos internos quanto no consequente retorno financeiro.
Para integrar da melhor maneira as mudanças propostas neste texto, estude sobre os Subsistemas de RH: uma forma de estruturar o seu setor de Recursos Humanos para potencializar seus resultados.
Leia o nosso artigo:
Escrito por: Isadora Lima, Gerente de Projetos UCJ.