Como diminuir a rotatividade da sua empresa?
A rotatividade da sua empresa é alta? Ou seja, são constantes saídas e entradas de funcionários? Saiba que, se sua empresa tem dificuldades para evoluir e crescer, a alta rotatividade pode estar sendo um empecilho para esse desenvolvimento.
A alta rotatividade é caracterizada por um alto turnover. Mas o que é turnover? É a relação entre admissões e demissões de uma empresa, que reflete a rotatividade de empregados. O cálculo do turnover pode ser feito de uma maneira simples.
Esse cálculo é eficiente para se comparar o turnover de diferentes períodos.
Mas porque reduzir essa rotatividade?
A entrada e saída constante de funcionários, acarreta problemas que nem sempre são facilmente percebidos. A perda de conhecimento é o primeiro deles.
Com o desligamento de um funcionário, são perdidos não só os conhecimentos que ele já possuía antes de entrar na empresa, mas especialmente os que se aprende trabalhando na prática.
Esse tipo de aprendizado requer tempo para ser adquirido e quando um funcionário é demitido há redução da eficiência da empresa até o novo funcionário chegar no patamar do anterior.
Além disso, a saída de um funcionário e a contratação de outro gera custos. Tanto custos de procedimentos legais, como os com recrutamento, processo seletivo, treinamento, dentre outros.
Mas então, como reduzir a rotatividade na prática?
Entendido que é importante manter funcionários como forma de reter conhecimento e promover o desenvolvimento da empresa, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir a rotatividade.
O ponto é, se muitos funcionários estão saindo, deve haver um ou mais motivos para isso. Pensando nisso, listamos abaixo as causas que motivam os funcionários a saírem da empresa. É importante saber quais elas são para poder pensar em maneiras para solucionar o problema.
As quatro que mais se destacam no mercado em geral são:
1. Salários incompatíveis com os do mercado
Se a principal causa for a questão salarial, o ideal é que seja feito um plano de cargos e salários. Ele serve para analisar e atualizar a estrutura de cargos e funções dentro da empresa, assim como atualizar os salários, e oferecer transparência quanto às regras utilizadas para a administração salarial.
Dessa forma, deve ser realizada uma pesquisa no mercado, para equiparar os salários da empresa com outras instituições que possuam cargos semelhantes com funções semelhantes. Além disso, o plano proporciona a visualização do mapa de carreira e critérios para promoção.
Você pode entender melhor como elaborar um plano de cargos e salários aqui.
2. Má relacionamento com os colegas de trabalho e superiores
Se a principal causa for uma questão de relacionamentos ruins ou desgastados, isso é uma questão de Recursos Humanos. Nesse sentido, pontos de atuação fundamental são na comunicação e na busca por melhoras no relacionamento das equipes da empresa.
É possível encontrar várias dicas de como melhorar nesse quesito aqui.
3. Falta de reconhecimento pelo trabalho executado
Se o problema for a falta de reconhecimento pelo trabalho executado, é válido que a empresa desenvolva formas de valorizar os funcionários. Desde ideias simples até mais complexas, alguma deve ser implementada na empresa.
É resultado de inúmeras pesquisas que as pessoas se sentem melhores e são mais felizes em seu emprego quando são reconhecidas de alguma forma.
De acordo com uma recente pesquisa da McKinsey, concluiu-se que as pessoas se sentem mais motivadas a trabalhar quando recebem reconhecimentos pelo trabalho que executam, do que por receberem incentivos financeiros.
Os gráficos abaixo mostram as porcentagens de satisfação dos empregados ao serem reconhecidos financeiramente e não financeiramente; e em apenas um dos seis casos, a forma financeira foi mais efetiva.
4. Ambiente de trabalho pouco motivador
E por fim se umas das principais causas da saída dos funcionários for um ambiente de trabalho pouco motivador, existem pontos que podem ser trabalhados. Alguns que são capazes de melhorarem o ambiente de trabalho e a motivação dos funcionários são:
- Criação de metas desafiadoras, mas factíveis
- Investir em endomarketing
- Ter lideranças que motivam
- Investir no clima empresarial
- Criação de um plano de desenvolvimento individual
Um PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é um planejamento realizado juntamente com o funcionário, a fim de que ele possa visualizar suas possibilidades de crescimento na carreira, como também as competências que precisa desenvolver para assumir determinados cargos dentro da organização.
Agora que você já sabe como reduzir a rotatividade na sua empresa, que tal aplicar esses conhecimentos para não só ajudar a reduzir o turnover, mas também aumentar o clima da empresa como um todo e motivar os funcionários?
Agora é o momento para usar a fórmula de turnover e ver em números evolução da sua empresa. Mas certamente as melhorias serão quantitativas e qualitativas!
Texto escrito por Luiza Loureiro. Consultora da UFMG Consultoria Jr.