Provavelmente você já ouviu falar que fidelizar clientes é cerca de cinco vezes mais barato do que conquistar novos, não é mesmo?
E é exatamente por isso que investir na satisfação do cliente é o melhor caminho que uma empresa pode seguir para se destacar no mercado e entre a concorrência e manter a saúde financeira.
Os clientes são o principal bem da empresa e podem ser bastante exigentes em relação ao que o negócio oferece, então é importante estar disposto a buscar entender o que eles precisam e como você pode fornecer.
Pensando nisso, preparamos uma listagem com 7 estratégias comprovadas para aumentar a satisfação do seu cliente. Acompanhe!
#01. Conheça o seu cliente
Para que seu cliente seja bem atendido e tenha suas necessidades realizadas através de promoções ou estratégias específicas, é muito importante conhecê-lo.
Para isso, você pode entender qual é sua persona através de pesquisas sobre suas características de forma geral, como faixa etária, preferências, cidade, escolaridade e todas as informações que você achar necessárias para atrair o consumidor.
Após identificar cada um desses critérios será possível lançar produtos que sejam a cara dos clientes e que irão ajudá-los a resolver seus problemas da melhor maneira possível, atingindo assim o ideal deles e garantindo sua satisfação.
#02. Possua bons canais de atendimento
Com a correria do dia a dia muitos clientes possuem dificuldade de entrar em contato pessoalmente com os estabelecimentos e necessitam de comodidade no atendimento a distância.
Isso significa que é necessário investir em canais de atendimento e suporte para que os clientes possam realizar suas compras com facilidade, ou até mesmo deixar feedbacks e reclamações de forma a terem uma experiência positiva com a resolução dos seus problemas. Captar suas necessidades e conseguir resolver em tempo real e sem dificuldade pode impedir que um cliente se torne um detrator e até mesmo melhorar a percepção dele sobre a empresa.
Alguns dos canais que recomendamos são:
- telefone;
- e-mail;
- whatsapp;
- linkedin;
- chat direto no site;
- entre outros.
Verifique os que mais se adéquam a realidade da sua empresa e coloque em ação!
Ponto importante: Além de oferecer os serviços, é importante contar também com uma boa base de atendimento para que, seja presencial, por chat ou telefone, sua empresa esteja preparada para se comunicar e atender a todos os perfis.
#03. Mantenha sua equipe treinada
Apesar de muitos clientes buscarem atendimento através dos meios eletrônicos, sempre existem aqueles que preferem resolver seus problemas de forma presencial, e para que isso aconteça da melhor forma possível você deve ter uma boa equipe de atendentes.
Uma forma de garantir é manter sempre sua equipe bem treinada, atualizada com todos os processos e preparada para atender qualquer demanda que surja da forma correta e no momento certo. Outro fator importante é que eles sejam sempre cordiais e educados e tenham segurança ao resolver os problemas.
#04. Reduza o tempo de resposta
Nenhum cliente fica satisfeito em esperar horas e horas por atendimento para realizar uma compra ou resolver seus problemas, e é importante estar muito atento a esse ponto para evitar que isso aconteça.
Ser ágil no atendimento e responder de forma correta é essencial para garantir que os clientes se sintam bem com a empresa, satisfaçam suas necessidades e voltem a fechar negócio com a organização. Mesmo com os problemas que não são facilmente resolvidos e precisam de uma atenção maior é importante garantir ao cliente que sua demanda foi recebida e está passando por algum tipo de tratativa, o mantendo sempre atualizado.
Algumas dicas para garantir que isso aconteça são:
- Disponibilizar em suas redes as respostas para as dúvidas mais comuns dos clientes, seja através de postagens ou artigos – as normalmente chamadas de “perguntas frequentes”;
- Automatize parte do atendimento online através de chatbots, por exemplo, que conseguem colher informações importantes através de palavras-chave;
- Coloque em mãos dos seus colaboradores manuais de acesso rápido para ajudá-los a encontrar as tratativas para determinados problemas facilmente.
Não hesite em fornecer um atendimento rápido ao cliente. Quanto antes ele receber uma resposta, maior será a satisfação dele.
#05. Surpreenda seus clientes
Melhorar a experiência dos consumidores deve sempre ser pauta para sua empresa.
Clientes gostam de novidades e buscam sempre as melhores soluções, então nada melhor do que utilizar isso a favor do seu negócio na hora de tomar decisões e realizar ações voltadas para eles, investindo assim na entrega de valor.
É importante fazer com que o cliente se sinta importante e parte do seu negócio, então você pode desenvolver ações voltadas a esse sentimento, como alguns exemplos a seguir:
- E-mails de descontos;
- Promoções em datas comemorativas;
- Brindes personalizados.
Dessa forma sua empresa não estará apenas fazendo um negócio, mas sim superando as expectativas do cliente.
#06. Peça feedbacks
Muitos clientes podem oferecer informações valiosas para a sua empresa, e é importante estar atento a elas e utilizá-las como insights para melhorar seus produtos e serviços. Cada tipo de dado repassado pode ser utilizado de uma forma diferente, como:
- Elogios: com eles seu negócio poderá reforçar o que está sendo bem realizado e manter;
- Reclamações: devem ser entendidos e solucionados imediatamente para evitar repetições;
- Sugestões: devem ser considerados e, se possível, colocados em prática para satisfazer ainda mais os clientes;
- Críticas construtivas: precisam ser analisadas e levadas em consideração.
A forma mais utilizada de pedir esses feedbacks aos clientes é através de pesquisas de satisfação ou realização de NPS (Net Promoter Score), uma ferramenta que irá mensurar a satisfação dos consumidores.
O NPS funciona basicamente como uma régua de mensuração e, ao solicitar uma nota de zero a dez para a sua empresa, você consegue entender se seus clientes são detratores, neutros ou promotores da sua marca e desenvolver estratégias a partir desses dados.
#07. Invista no pós-venda
É preciso ter em mente que venda do seu produto ou serviço não deve ser o último contato com o cliente.
Ao finalizar, é preciso realizar o pós-venda e buscar entender como está sendo a experiência do consumidor através de um acompanhamento, por exemplo, ou até mesmo realizando uma mensagem de agradecimento pela compra.
Esse cuidado com o cliente não vai passar despercebido e, assim, você pode estar criando um relacionamento com pessoas que irão se identificar e divulgar a sua marca.
Gostou das nossas dicas?
Então você já pode investir na melhoria do seu atendimento e, certamente, obter bons resultados!