Sem dúvidas, o planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa.
É fundamental para uma previsibilidade assertiva e o preparo adequado de um negócio para planos e projetos futuros.
Por isso, neste artigo vamos elencar os tipos de planejamento mais interessantes e utilizados atualmente.
Caso você não entenda muito bem o que é planejamento e seja um iniciante no assunto, não se preocupe!
Preparamos tópicos para explicar conceitos e te mostrar de forma simples o que é e para que serve. A seguir, você encontra o suficiente para compreender os tipos de planejamento que detalharemos ao decorrer do texto.
Afinal, o que é Planejamento Estratégico?
Peter Drucker define o planejamento estratégico como:
“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Ou seja, o planejamento estratégico é uma forma de definir metas para conquistar objetivos, a partir da visualização de possíveis cenários futuros.
Para isso, é importante ter três coisas em mente:
– Qual a posição atual da empresa?
– Em qual posição ela quer estar futuramente?
– O que é necessário para que a empresa alcance essa posição?
Por exemplo, se a sua empresa possui pouca assiduidade de clientes e se a sua meta é aumentar esse número, o planejamento estratégico vai estabelecer medidas capazes de atingir esse e outros objetivos específicos que você definir, sendo um verdadeiro guia para o desenvolvimento dos seus negócios.
Por fim, é importante salientar que o planejamento estratégico deve ser realista e baseado em dados e fatos, e não de forma imaginativa e intuitiva.
Assim, os resultados são compatíveis com as possibilidades reais existentes e a assertividade é garantida.
Qual a utilidade de um planejamento estratégico e os seus benefícios
Como dito anteriormente, o planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes para a evolução da sua empresa no mercado em que está inserida.
Como principais benefícios do mesmo podemos citar:
- Aumento das chances de sucessão do seu negócio
- Aumento de autoridade da empresa
- Aumento de longevidade da empresa por menor risco de falência
- Aumento da produtividade
- Redução de custos e desperdícios com ações ineficientes
- Tomada de atitudes baseadas em dados e planejamentos assertivos
- Conquista de novos públicos e investidores
- Vantagem competitiva
- Capacidade de reagir positivamente a contratempos
- Lançamentos e ideias inovadoras
Após ver os principais benefícios existentes em adotar um planejamento estratégico é incontestável a sua importância em uma gestão empresarial. Por isso, não hesite em priorizar este documento.
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios existentes, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: Os 7 tipos de planejamento que estão dando o que falar.
Para isso, é importante salientar que os tipos de planejamento são divididos a partir de 3 classificações principais:
- Nível de organização
- De acordo com a profundidade
- Pela abordagem
Usaremos essa classificação para separar os tipos de planejamentos a seguir
Nível organizacional
#01. Planejamento Estratégico
Refere-se a uma visão geral da empresa, não sendo específico de setores ou departamentos.
Além disso, ainda é dividido em dois grupos:
- Planejamento estratégico do negócio: É o mais usual, focado em apenas uma corporação. Caso a empresa tenha mais de um ramo, é importante fazer diferentes planos estratégicos para todos os ramos existentes.
- Planejamento estratégico corporativo: Diferente do anterior, é um planejamento geral, onde uma empresa com diversos ramos pode definir um só planejamento para todos eles. Para isso, é importante se ater aos interesses em comum e demais pertencentes gerais da empresa na totalidade.
#02. Planejamento tático
Esse tipo de planejamento tem como objetivo principal demonstrar a execução da estratégia a partir das seguintes unidades:
- Planejamento estratégico de unidade de negócio: Muito semelhante ao planejamento estratégico de negócio, porém apresenta limitações e consequente visão local.
- Planejamento estratégico de unidade de suporte: Como o próprio nome fala, é o planejamento estratégico focado em departamentos de suporte, tais como: Recursos humanos, marketing, administração, etc.
- Planejamento estratégico departamental: Esse tipo de planejamento confere responsabilidade aos departamentos de acordo com os objetivos estabelecidos. Não é muito usual, mas é válido para direcionamento de grupos, aumentando assim a produtividade e tornando o trabalho mais assertivo.
- Planejamento estratégico individual: Foca na função e na contribuição de alguém para o projeto na totalidade. É muito válido para engajar e valorizar os colaboradores ativos do seu negócio.
De acordo com a profundidade
#03. Renovação estratégica
Esse tipo de planejamento é ideal para casos onde o planejamento não apresenta mais utilidade pois os cursos tomados foram diferentes dos previstos (tais quais períodos econômicos difíceis e riscos iminentes de falência).
Além disso, também é útil quando há insatisfação por parte de gestores, proprietários e sócios.
Assim, um novo documento contendo o cenário atual e corrigindo as insatisfações existentes é planejado.
Normalmente, essa renovação ocorre de forma imediatista e emergencial. Por isso, a atenção aos fatores que geraram essa necessidade de renovação deve ser redobrada.
#04. Atualização estratégica
Ao contrário do tópico acima, o planejamento já existente é mantido e aprimorado.
Ou seja, os objetivos são os mesmos, e os resultados serão semelhantes. O que acontece são pequenas mudanças de ajuste para melhorar o que já está em prática.
#05. Replanejamento estratégico
Como o próprio nome já diz, tem como objetivo replanejar a estratégia estabelecida previamente.
Não há uma mudança completa como na renovação, mas pequenas atualizações também não são suficientes.
Portanto, o replanejamento tem como objetivo fazer um novo planejamento a partir dos mesmos objetivos.
Com isso, pode haver grandes mudanças nos resultados, mas as chances de mudanças não tão significativas também existem, tendo em vista que os objetivos continuam os mesmos e a diferença serão os meios para alcançá-los.
Pela abordagem
#06. Tradicional
Essas metodologias costumam focar apenas em problemas atuais e futuros, sem considerar aspectos muito importantes como vantagem competitiva e posicionamento de negócio, por exemplo.
Por isso é uma estratégia polêmica e muito falada, tendo em vista a divergência em relação a sua implementação, pois, mesmo não sendo o tipo de estratégia mais adequada, ainda é utilizada por algumas empresas as quais estão acostumadas com esse método.
Como dito anteriormente, ela não gera resultados tão detalhados, então prefira sempre outros tipos de estratégia.
#07. Contemporânea
As metodologias mais atuais e contemporâneas trazem aspectos e fatores detalhados e de extrema importância para o entendimento e planejamento geral.
Por isso, são as mais assertivas e completas, tendo os melhores índices de sucessão.
Sempre que possível, priorize-as nos seus planejamentos estratégicos.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe o que é, quais os principais benefícios existentes e os tipos mais usados e comentados, basta escolher o mais adequado para o seu negócio e aproveitar de toda a segurança que o planejamento estratégico traz.
Entretanto, essa tarefa não costuma ser fácil e requer ajuda profissional.
Para isso, a CTU conta com uma equipe de profissionais especializados no ramo, prontos para fazer o melhor para você e para o seu negócio.
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