Crescer, ter uma equipe capacitada e motivada, e oferecer os melhores serviços são o sonho de qualquer empresa.
Isso é resultado de uma empresa que se preocupa com seus profissionais e treina-os para que os serviços oferecidos por ela se torne um diferencial competitivo.
Uma das responsabilidades de uma empresa é desenvolver pessoas e profissionais.
Sempre que a empresa faz uma contratação, a decisão é tomada baseada na análise de perfil e currículo do profissional. Posteriormente, mesmo tendo a qualificação necessária para exercer a função ou determinado cargo, muitas vezes, é necessário oferecer uma capacitação com treinamento corporativo para que somente após isso desenvolva as atividades para o qual foi contratado.
O desenvolvimento humano resulta no próprio crescimento do negócio. Sendo assim, o treinamento corporativo tem ligação direta com o desenvolvimento e sucesso do negócio, já que possibilita que a empresa tenha capital humano preparado e apto a desenvolver diferenciais competitivos.
Aqui no Brasil, diante de um mercado altamente competitivo em praticamente todas as áreas de atuação, muitas empresas já perceberam a necessidade de investir na busca de conhecimento para aumentar a competitividade e se diferenciar no mercado.
Considerando o cenário atual de recuperação, ainda diante da pandemia em nosso país, montar estratégias para se destacar e estimular o crescimento do negócio, se tornou essencial. O treinamento corporativo irá te ajudar .
Aqui falaremos um pouco mais sobre o tema e os seus benefícios.
Boa leitura!
O que é o treinamento corporativo?
O treinamento corporativo é um conjunto de aulas e práticas que visam aprimorar as habilidades de uma pessoa de acordo com o trabalho que ela desenvolve.
Seu objetivo principal é oferecer treinamento e desenvolvimento em competências que irão otimizar a rotina de trabalho dos colaboradores. A ideia é que a execução de tarefas além de mais rápidas, seja também mais eficiente.
O treinamento corporativo pode ser direcionado a qualquer um, independentemente de seu cargo ou função. Vai desde funcionários que trabalham na linha de frente de produção até aqueles que ocupam cargo de liderança.
A capacitação pode ser de natureza técnica ou comportamental e tem diversas finalidades como:
- melhoramento da comunicação interpessoal das equipes;
- atualização profissional;
- ensinamento de novas habilidades;
- aprendizado de novas ferramentas que serão inseridas na rotina de trabalho;
- melhoramento da comunicação interpessoal das equipes;
Normalmente o calendário de treinamento corporativo costuma abranger características específicas de cada área da empresa, além de temas gerais para melhora do ambiente organizacional. Quanto ao período, pode ser realizado conforme vai surgindo demandas ou em datas agendadas e recorrentes.
Sinais de que a empresa precisa de treinamento corporativo
A criação de um calendário para treinamento corporativo, na maioria das empresas, é função da equipe de Recursos Humanos. São esses profissionais que conseguem ter uma visão mais ampla sobre as necessidades da empresa, já que são eles também que detêm ferramentas capazes de identificar essa carência na organização.
A melhor forma de identificar essa demanda é através dos feedbacks tanto dos gestores quanto dos demais colaboradores, sendo assim, a estratégia para melhoria e desenvolvimento de pessoas deve partir do RH.
Caso sua empresa não tenha esse setor estabelecido, os feedbacks devem ser realizados pelos gerentes, supervisores e/ou gestores de cada setor.
Alguns sinais podem identificar a carência de treinamento dentro de uma organização. São eles:
- Falta de motivação da equipe;
- Falhas nos processos internos;
- Novas contratações;
- Mudanças nos processos internos;
- Mudanças de sistemas internos;
- Promoções, entre outros.
5 vantagens do treinamento corporativo
Embora pareça algo simples, o treinamento corporativo traz diversos benefícios, que passam muitas vezes despercebidos, mas que são grandes aliados do negócio.
Alguns dos benefícios do treinamento corporativo:
- Motivação e aumento da produtividade;
- Inserção na cultura da empresa;
- Melhora do clima organizacional;
- Incentiva a criatividade e diálogo;
- Retenção de talentos.
- Motivação e aumento da produtividade
Os resultados empresariais estão diretamente ligados à produtividade e forma de trabalhar dos colaboradores. Implementar uma política de treinamentos desenvolve os funcionários em suas funções, passando a entender melhor quais são as demandas e a importância de cada uma delas para organização.
Além disso, colaboradores treinados executam suas tarefas com mais rapidez, qualidade e assertividade, reduzindo erros e retrabalho, que geram grandes custos e perda de tempo. E as tarefas também passam a serem mais bem desempenhadas, aumentando a produtividade das equipes.
A tendência é que o colaborador fique mais motivado com o trabalho, o que acaba também resultando na melhora e aumento da produtividade.
Um colaborador que sabe exatamente o que deve fazer e como fazer irá cometer menos erros e consequentemente produzirá mais.
- Inserção na cultura da empresa
Toda empresa possui uma maneira única de se posicionar e expressar na sociedade, seja cliente ou não.
Sem isso, a possibilidade de acontecer diversos erros de comunicação aumenta. Quando os colaboradores não acreditam na cultura da empresa que agora fazem parte, essa possibilidade aumenta ainda mais.
Para evitar que isso ocorra e cause danos para organização, um treinamento de inserção é fundamental. Assim é possível alinhar os pensamentos entre a instituição e o funcionário.
- Melhora do clima organizacional
Quando o colaborador se vê como protagonista na empresa, devido ao treinamento, ele se sente parte fundamental de todo o processo organizacional.
Ao se sentir importante e valorizado, ele se sente parte ativa da organização, se motivando e se encaixando bem diante dos desafios do dia a dia.
Outro ponto é que geralmente os treinamentos são realizados em grupo, criando a oportunidade de integração dos funcionários, tanto da mesma equipe quanto de setores diferentes.
Com isso, é provável que o entrosamento melhore a relação interpessoal e o clima do ambiente de trabalho.
- Incentiva a criatividade e diálogo
Quando a empresa separa do seu próprio tempo para investir em seus funcionários, é um sinal de que ela se importa com eles e deseja ouvi-los. Ouvindo-os e dando lugar à fala, incentiva-se o diálogo e também a criatividade.
Muitos insights já foram descobertos a partir de treinamentos com os colaboradores, já que eles se sentem livres, ouvidos e valorizados o suficiente para expressarem suas opiniões.
- Retenção de talentos
Um problema comum em empresas que não investem em treinamentos é a rotatividade. O motivo: os colaboradores não se sentem valorizados.
A partir do momento que o indivíduo não se sente valorizado e não tem bom relacionamento organizacional, ele sai da empresa na primeira oportunidade que se mostrar mais vantajosa. Já ouviu dizer que a culpa da perda de um bom funcionário é da própria empresa? E um dos principais motivos disso é o colaborador não se sentir valorizado.
Com isso, surge a desmotivação e quando algo começa a incomodar o profissional, acaba exercendo influência sobre o seu rendimento, desanimando-o e tornando-o improdutivo. Dessa forma, as portas acabam se abrindo e se surgirem novas oportunidades, facilmente o colaborador as agarra.
A rotatividade, além de gerar gastos para a empresa, a deixa com má fama entre novos e possíveis funcionários, fazendo com que as pessoas evitem até se candidatar às oportunidades disponíveis.
No entanto, quando o colaborador se sente acolhido e parte fundamental da organização, possuindo voz ativa, as chances de ele sair acabam se tornando bem menores.
E, caso ocorra, ele sempre se lembrará da sua instituição como um bom local para se trabalhar.
Conclusão
É mais provável que os colaboradores se sintam mais valorizados quando percebem que a empresa investe em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, oferecer treinamento corporativo pode aumentar a sensação de pertencimento e engajamento, retendo os talentos por mais tempo na companhia, reduzindo os custos com verbas rescisórias, melhorando o clima organizacional, motivando e oferecendo ao mercado um serviço ou produto de excelência.
Procure hoje mesmo o seu RH e inicie o processo de implementação do treinamento corporativo.