A análise de marketing é um dos pontos principais para elaborar um plano de negócios eficiente.
Com ela, você compreenderá quais são as necessidades do seu público, quem são os melhores fornecedores para o seu negócio e terá uma visão ampla da concorrência e assim avaliar os pontos fortes e os pontos a melhorar da sua empresa.
A propósito, se você ainda vai iniciar as atividades do seu negócio, é essencial saber o que realmente o seu público necessita e o que os seus concorrentes estão oferecendo.
Começar uma empresa sem ter noção de como será a recepção do seu produto ou serviço no mercado é um passo muito arriscado que pode trazer perdas significativas para o seu empreendimento.
Por isso, é importante investir na análise de marketing, para saber como minimizar as ameaças, identificar oportunidades e se o seu negócio irá prosperar. Saiba mais sobre o tema no conteúdo de hoje. Boa leitura!
O que é uma análise de marketing?
A análise de marketing é uma estratégia onde especialistas e gestores de negócios administram e estudam dados de indicadores para estabelecer o retorno dos investimentos referentes às suas ações de marketing.
Além disso, esse tipo de análise pode ser aplicado para estabelecer áreas para otimizar a estratégia de marketing de uma organização.
Ainda que os indicadores de marketing sejam os aspectos de dados inseridos no processo de avaliação, por meio da análise de marketing é possível construir um enredo sobre as informações obtidas e levar em consideração todos esses dados no cenário atual da sua empresa e nos seus esforços de marketing.
Qual a importância da análise de marketing?
A importância da análise de marketing é percebida em diferentes aspectos e por motivos variados. Um deles é a sua contribuição para o progresso da empresa e na criação de estratégias mais efetivas para o sucesso do negócio.
Veja quais são os pontos principais que justificam a relevância da análise de marketing:
Percepção mais objetiva do mercado
É comum que empreendedores comecem um negócio tomando como base aquilo que eles conhecem sobre o segmento em que atuam.
Mas para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental levar em consideração dados reais sobre a área.
A análise de marketing permite que as organizações sejam estruturadas com pilares mais sólidos, pois essa é uma forma de ter uma visão real sobre o comportamento atual do mercado.
Assim, ao invés de tomar decisões e planejar ações baseando em “achismos”, os gestores terão acesso a informações concretas, reduzindo as chances de falhas nos processos.
Identificação dos cenários atuais e futuros
Seguindo essa premissa, a análise de marketing é uma forma de reconhecer as iniciativas realizadas e quais as tendências para os próximos meses.
Um exemplo disso foi o sucesso dos e-commerces nos últimos tempos, principalmente no auge da pandemia. O setor foi responsável pela movimentação de aproximadamente R$ 53 bilhões somente no primeiro semestre de 2021.
O questionamento que fica é: essa tendência tem possibilidade de se perpetuar por muito tempo no atual contexto de mundo pós-pandemia? Todos os modelos de negócio podem alcançar os mesmos resultados com venda digital?
As respostas para essas e mais perguntas estão na aplicação de uma análise de marketing eficiente.
Conhecimento aprofundado do público-alvo
Não importa se a sua empresa está no mercado há um determinado tempo e está em busca de novas soluções ou se ainda iniciará as suas atividades, a análise de marketing serve para que você conheça bem quem é o público da sua marca para compreender a fundo todas as suas dores e necessidades.
Por meio de pesquisas como essa é viável observar se o produto ou serviço realmente atende às necessidades dos potenciais clientes graças ao levantamento de dados essenciais como, por exemplo, estilo de vida, idade, localização geográfica, hábitos de consumo, entre outros.
Compreensão sobre a atuação dos fornecedores
A maioria dos negócios necessita de fornecedores para garantir o seu pleno funcionamento.
Sendo assim, é importante analisar com antecedência quais deles podem atuar em parceria com a sua empresa, quais as vantagens que eles oferecem para a sua marca e a maneira como eles operam no mercado.
Por esse motivo, a análise de marketing é fundamental para identificar esses detalhes, que colaboram para que as empresas tenham os melhores fornecedores ajudando na rotina do seu negócio.
Suporte para tomada de decisões
Todos os pontos mencionados anteriormente são extremamente vantajosos para os gestores e empreendedores, já que eles contam com todo o apoio necessário para tomar decisões de maneira segura.
Como já dito no decorrer do texto, agir apenas com base naquilo que é visto como o mais adequado pode colocar em risco o crescimento do negócio. Resultando em perda de recursos que poderiam ter sido poupados e destinados para demandas mais importantes.
Além do mais, estratégias inadequadas podem comprometer a imagem da empresa e impactar negativamente o relacionamento da marca com os atuais e futuros clientes.
Qual a conexão entre análise de marketing e competitividade?
A competitividade institucional ocorre quando empresas que atuam no mesmo ramo concorrem entre si.
A vantagem é que essa competição estimula os negócios a otimizarem continuamente os seus processos internos para ganhar destaque junto ao seu público e no segmento do qual faz parte.
Dos aspectos necessários para ter vantagem competitiva podemos destacar a inovação e a estruturação.
O primeiro ponto se refere às novidades que uma empresa pode proporcionar ao seu público e que ajude a fidelizá-lo, além de atrair novos consumidores. Já o segundo diz respeito à organização de todos os processos internos do negócio, como a utilização de tecnologias para otimizar as demandas.
Cada uma dessas definições pode ser reconhecida detalhadamente com a ajuda de uma análise de marketing, que permite uma avaliação minuciosa da concorrência.
Estudar as outras empresas não significa que a sua tenha que reproduzir fielmente tudo o que elas fazem. O intuito é conhecer as práticas dos seus concorrentes e identificar por quais motivos o seu produto ou serviço continua sendo a melhor opção para os seus clientes.
Na hipótese de perceber que a solução da concorrência é mais atrativa e atual que a sua, você já terá uma noção do que deverá fazer para atingir um nível igual ou maior que os demais estabelecimentos.
Conclusão
A análise de marketing é uma estratégia indispensável para que a sua empresa conheça bem o cenário no qual ela está inserida, o seu público-alvo e o que a concorrência vem fazendo para alcançar os melhores resultados.
Se você acha que esse recurso já pode fazer muito pelo seu negócio, saiba que é possível potencializá-lo com a ajuda de uma consultoria empresarial.
A UCJ tem toda a estrutura e conhecimento necessários para ajudar a sua empresa na aplicação de uma análise de marketing eficiente e consequentemente levar o seu negócio para um nível cada vez mais alto.
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