Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Vantagem competitiva: 4 diferenciais para agregar no seu planejamento estratégico

Toda empresa que busca o seu crescimento constante necessita de vantagem competitiva para se diferenciar no mercado e ganhar a preferência do seu público. 

Em meio a tantas outras empresas que oferecem a mesma solução, é essencial desenvolver diferenciais para destacar o seu produto ou serviço daqueles disponibilizados pela concorrência.

Esse é um tema que rende uma certa polêmica entre os empreendedores, já que muitos acreditam que a qualidade da solução vendida por eles já pode ser considerada uma vantagem competitiva, dispensando qualquer estratégia para impulsionar o seus negócios.

No conteúdo de hoje falaremos sobre o que é vantagem competitiva, trazendo o seu conceito, sua relevância e como ativá-la na sua empresa através de diferenciais integrados ao seu planejamento estratégico. Boa leitura!

O que é vantagem competitiva?

Vantagem competitiva é a habilidade de uma organização em oferecer o seu produto ou serviço de qualidade incontestável ou com preços menores do que as outras empresas do mesmo ramo.

A longo prazo, a vantagem competitiva eleva o posicionamento da empresa no mercado, alavancando as suas vendas em relação aos seus concorrentes.

A vantagem competitiva pode ser definida de várias formas: uma particularidade da sua solução ou a maneira como o seu supply chain é idealizado.

Os fatores que se agrupam para desenvolver uma vantagem competitiva são:

  • Qualidade do produto ou serviço;
  • Inovação e investimento em soluções tecnológicas;
  • Atendimento personalizado;
  • Experiência do cliente;
  • Precificação estratégica;
  • Valores e imagem da empresa no mercado;
  • Supply chain.

Seja de forma isolada ou combinada, os exemplos acima podem caracterizar em uma ou mais vantagens competitivas para a sua empresa.

Qual a importância da vantagem competitiva para uma empresa?

O investimento em vantagem competitiva é essencial para uma organização porque transforma o produto ou serviço em algo mais atrativo para o público. 

Isso é o que estimula os seus clientes a adquirirem a sua solução mesmo diante de adversidades, como alguma situação delicada ou a falta de recursos financeiros para investimento. 

Para essa finalidade, as organizações desenvolvem soluções que contenham os seguintes atributos:

  • Excelência no atendimento ao cliente;
  • Exclusividade;
  • Preços abaixo do que o praticado pela concorrência;
  • Qualidade elevada;
  • Flexibilidade no processo de devolução e troca.

Essas particularidades contribuem para que as empresas alcancem números maiores em vendas, margem de lucro significativa e fidelização do cliente. A vantagem competitiva proporciona às organizações a probabilidade de ter uma proposta superior, justificada por aspectos diversos.

De forma espontânea, esses agentes colaboram para a percepção do público e de potenciais clientes, que são motivados a optar pela marca que oferece as melhores vantagens competitivas. 

Todo esse processo não consiste apenas em focar no seu produto ou serviço, mas na maioria das vezes em olhar para os procedimentos operacionais. Organizações que se sobressaem são geralmente reconhecidas por:

  • Assegurar um atendimento eficiente aos clientes;
  • Contratar profissionais altamente qualificados;
  • Investir no que há de mais atual em soluções tecnológicas.

Cada uma dessas etapas contribuem para aumentar o market share, alcançando maior retorno sobre investimento.

Esse é um processo intermitente, onde as organizações buscam incessantemente a implantação de algo que a concorrência tem, além de trazer ao mercado soluções exclusivas e inovadoras.

Quais são os tipos de vantagem competitiva?

As empresas com vantagem competitiva valorizam uma posição diferenciada em relação à concorrência, capaz de agregar diversas vantagens para o funcionamento da sua empresa, principalmente aos resultados que você deseja alcançar.

Há 4 tipos de vantagens competitivas que as organizações aplicam para atingir os seus objetivos. Veja quais são elas:

#01. Atendimento ao cliente

A vantagem competitiva pela qualidade do atendimento diz respeito à habilidade da marca em prestar um bom atendimento a todos os clientes, cumprindo com tudo o que foi prometido e acordado durante o processo de venda e resolvendo suas dores com a agilidade necessária.

Esse tipo de vantagem competitiva é muito utilizada pelas organizações que priorizam a retenção de clientes, de forma a desenvolver uma cultura de atendimento por toda a empresa.

Um dos aspectos primordiais para esse tipo de vantagem é o investimento numa estratégia omnichannel, que conecta todos os canais de comunicação e vendas da empresa, com o intuito de oferecer uma experiência consolidada aos seus consumidores.

#02. Diferenciação

Esse tipo de vantagem está diretamente ligada a empresas que oferecem produtos e serviços com qualidade de alto nível, funcionalidades complementares e maior número de benefícios ou vantagens de design no que se refere à concorrência.

O processo de produção desse tipo de solução envolve o uso de tecnologia, aliada a um time com conhecimento necessário para obter resultados de alta performance, além de investir num branding eficiente.

#03. Preço

Essa estratégia é uma das mais empregadas pelas organizações. Elas buscam entregar o melhor preço para o seu público com o menor custo do mercado.

Isso não significa apelar para o uso de matéria-prima de qualidade inferior, mas de estratégias que valorizam:

  • Canais de distribuição mais eficientes;
  • Efetividade no processo de negociação e gerenciamento de fornecedores;
  • Melhoria da eficiência operacional.

Um dos maiores obstáculos das organizações atualmente é equilibrar o oferecimento de alto valor com baixo custo. Dessa forma, é viável alcançar o market share rapidamente, minimizando continuamente os custos com a sua solução.

#04. Foco

A vantagem competitiva por foco necessita da redução do público com a restrição de outros segmentos fabris.

Isso ocorre quando a organização adequa o seu produto ou serviço para atender às necessidades de um determinado mercado. Dessa forma, é viável oferecer a sua solução por um valor maior.

Com a vantagem competitiva por foco é possível adotar estratégias de precificação ou diferenciação para clientes cuidadosamente selecionados. E esse é o maior obstáculo nesse tipo de vantagem.

O segmento de mercado adequado deve conter dores específicas que não são sanadas por outras organizações. Essas necessidades podem ser reais ou afetivas.

Saiba como garantir uma vantagem competitiva na sua empresa

O desenvolvimento de estratégias que fortaleçam e valorizem as vantagens competitivas pode ser feito de maneiras diversas. Aqui, selecionamos as principais etapas para ajudar a sua empresa a garantir a melhor vantagem competitiva. Confira!

Conheça o seu público

Você conhece de verdade quem é o seu público e o que ele realmente necessita? Para assegurar a melhor vantagem competitiva para o seu negócio é necessário que a sua empresa saiba quem compra e pode comprar da sua marca e o que pode ser feito para que essas pessoas tenham as vidas transformadas através da sua solução.

Com isso, você consegue gerar demanda, impulsionando o crescimento do seu negócio.

Analise a concorrência

Não basta apenas conhecer o seu cliente, é preciso também saber quem realmente é a sua concorrência.

E quando falamos em concorrentes, não estamos nos referindo àqueles que entregam a mesma solução que a sua empresa. A concorrência também pode ser organizações que atendam às mesmas necessidades que a sua, como, por exemplo, no atendimento.

Para se destacar no mercado, você deverá associar o benefício que o seu negócio oferece de modo que seja melhor do que o seu concorrente. Essa será a sua vantagem competitiva.

Diminua os custos com produção

Uma das maneiras de disputar o espaço no mercado com o seu concorrente é reduzindo os custos com operação.

Com isso, você poderá oferecer produtos e serviços com preços menores sem afetar a margem de lucro do seu negócio.

Conclusão

Para ter vantagem competitiva, a sua empresa deve buscar todas as estratégias adequadas para fazer uma gestão eficiente. Só assim a sua marca se destacará no mercado e ganhará a preferência do seu público-alvo.

Gostou do conteúdo de hoje? Que tal continuar conosco, baixando o nosso E-book sobre Estratégia Empresarial? Clique aqui para acessá-lo agora mesmo. Nos vemos no próximo post. Até mais!

  • admin
  • novembro 28, 2022
  • 8:12 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Como o “Empresário Salva-Vidas” Sabota o Crescimento do Próprio Negócio.

Leia mais »
homem-triste-de-maos-dadas-na-mesa-do-escritorio

Por Que 50% das Empresas Falham nos Primeiros 5 Anos (e Como Escapar Dessa Estatística)

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OkPolítica de Privacidade