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FALE COM UM ESPECIALISTA

Gestão de Equipe: O que é, qual a importância para o seu negócio e como aplicá-la

Independente do segmento, a gestão de equipes deve ser considerada importante para qualquer empresa. Uma equipe bem gerenciada, satisfeita e motivada, pode levar a empresa a alcançar grandes resultados e ainda manter um bom clima organizacional.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, estruturar uma boa gestão de equipes demanda de uma excelente comunicação interna, alinhamento entre líderes e liderados, e entre empresa e colaborador.

Pensando em como aumentar os resultados da sua empresa, iremos falar tudo sobre gestão de equipes, como ela pode influenciar positivamente no seu negócio, e como aplicar na sua empresa.

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipes pode ser definida como as práticas aplicadas pelos líderes da empresa que visam a melhoria da produtividade do time, sempre o estimulando para atingir os melhores resultados.

As pessoas que compõem a empresa são as principais responsáveis por manter os processos em funcionamento, e pela geração de resultados, portanto, cuidar dessas pessoas é uma tarefa fundamental de qualquer negócio.

Ter processos de gestão de equipes significa direcionar esforços que promovam o bem-estar, motivação e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.

Importância da gestão de equipes

Ao fazer a gestão de equipe, a empresa está dedicando esforços para estimular que a equipe performe seu melhor desempenho.

A principal finalidade de uma boa gestão é entender o que motivará e engajará a equipe a alcançar os objetivos e desafios estipulados.

Além disso, nesse processo de obter a melhor performance das pessoas, a gestão procura também desenvolver essas pessoas, para que aprimorem suas habilidades e até almejem desafios maiores na organização.

Para que tudo isso aconteça, algumas boas práticas devem ser observadas e colocadas a rotina do negócio, falaremos sobre elas adiante.

Trabalhar em equipe gera um grande compartilhamento de conhecimento, experiências e habilidades, devido à diversidade de pessoas que carregam bagagens de informações diferentes, enriquecendo a equipe na totalidade.

É muito importante que tenha um líder para gerir e organizar o trabalho dessas pessoas, para dar maior clareza e direcionamento nos processos.

Existem muitos efeitos positivos de uma boa gestão de equipe, justificando sua importância, podemos destacar alguns como:

  • Proporcionar um ambiente no qual as pessoas saibam trabalhar em conjunto, complementado-se, o que compensará possíveis falhas de comunicação e/ou habilidades, pois o ambiente de colaboração superará essas deficiências.
  • Ajuda na retenção de talentos, pois a gestão de equipes prezará pelo desenvolvimento do colaborador, e em proporcionar um ambiente no qual ele queira estar.
  • A gestão de equipe impulsiona a produtividade desde níveis individuais até níveis gerais, facilitando o alcance de objetivos com qualidade no tempo estabelecido.
  • Possibilita um melhor clima organizacional no trabalho, no qual as pessoas se sintam felizes, motivadas e confortáveis.
  • Uma boa gestão possui ferramentas que vão melhor mensurar o desempenho dos colaboradores.

Boas práticas na gestão de equipes que impulsionam resultados

Existem algumas pequenas ações na gestão de equipe que, se bem executadas, podem trazer benefícios não só para o colaborador, mas para toda a empresa.

  1. Conheça bem sua equipe

O primeiro passo para ter uma boa gestão de equipe é saber quem são os colaboradores da empresa, e quando falamos em conhecer não são apenas informações básicas como nome, idade, endereço, mas o que o motiva, se ele tem senso de pertencimento.

O mais importante é estabelecer uma conexão verdadeira com todos, o líder ao conhecer seus liderados, estabelecerá uma relação de confiança e um bom relacionamento que afetará positivamente na execução do trabalho.

É preciso entender quais as aspirações de cada pessoa, quais suas melhores habilidades, e quais competências são necessárias desenvolver, assim o gestor conseguirá estimular corretamente sua equipe.

Além disso, conhecer profundamente seus colaboradores, possibilitará uma melhor alocação de funções, para que os funcionários recebam atribuições correspondam ao seu perfil.

Vale ressaltar que, é interessante que a coleta desse tipo de informação, seja feito no início da contratação desse profissional, para promover uma melhor integração com a equipe. Todavia, caso sua empresa não tenha feito, pode ser feito um diagnóstico de cultura organizacional com a finalidade de conhecer melhor o time e planejar as ações que devam ser feitas.

  1. Invista em comunicação interna

É necessário investir em comunicação interna, pois quando há deficiências nesse fluxo de interações, informações podem se perder ao longo do caminho, prejudicando a empresa como um todo.

Então é preciso garantir um meio de comunicação oficial, para evitar desvios de entendimento do que precisa ser feito.

Existem muitos meios para fazer isso, como adotar plataformas para comunicações restritas ao trabalho, um exemplo que podemos citar é o Workplace, uma extensão do Facebook feita para empresas que desejam ter uma espécie de rede social corporativa.

Também existem meios mais simples e menos custosos, como estabelecer padrões de envio de e-mail para cada tipo de mensagem.

O mais importante é escolher um método que se adapte às necessidades da empresa e ao seu orçamento.

  1. Saiba lidar com uma equipe diversa

Falamos anteriormente o quão benéfico é ter uma equipe com perfis diversos, porém, para isso o gestor precisa entender como lidar com diferentes perfis, e essas diferenças podem ser de idade, de culturas, de experiências.

Entender essas diferenças fará com que o líder perceba qual a melhor forma de estimular essas pessoas, como exemplo, dar mais desafios para aqueles colaboradores que gostam de inovação, propósito e dinamicidade, ou estimular com comissões  àqueles que prezam pelo retorno financeiro e estabilidade.

O líder deve respeitar a individualidade, e direcionar as ações conforme o perfil, aumentando a possibilidade de êxito no trabalho em conjunto.

  1. Adote o feedback como uma prática constante

O feedback constante é um importante instrumento para a boa comunicação e melhoria do time. Cada profissional deve saber como o seu trabalho está progredindo, e a prática do feedback estimula o aprimoramento de habilidade e atitudes, levando a uma equipe de alta performance.

Quando a empresa estabelece um ambiente no qual seja estabelecida uma conexão verdadeira entre líderes e liderados, é construída uma relação de parceria, onde a organização vai ser a maior beneficiada.

Portanto, constantemente essas conversas voltadas para dar e receber feedbacks devem ser tidas, com a finalidade de reconhecer os acertos de cada um, levantar os pontos de melhoria, sempre direcionando para algumas sugestões de melhorias.

Lembrando que o feedback deve ser trocado por todos, independente do nível hierárquico, pois se os feedbacks forem dados apenas “de cima para baixo”, o efeito gerado será totalmente o oposto.

  1. Invista em capacitações e treinamentos

Quando falamos sobre qualidade na performance do time, temos que compreender que a empresa é diretamente responsável pela qualidade da sua equipe.

Oferecer treinamento e capacitações é um meio de investir na qualificação dos colaboradores e ainda mantê-los motivados em trabalhar em uma empresa que invista neles.

Essas oportunidades de desenvolvimento devem condizer não apenas com o trabalho executado, mas com o perfil do profissional, para que a ação gere o valor desejado.

O gestor deve, primeiramente, identificar as necessidades nas competências do time, para escolher quais, e como os conteúdos serão ofertados.

O fato é que, investir na capacidade técnica, e até emocional da equipe é investir na própria empresa.

Lembre-se que as pessoas são os principais recursos de qualquer empresa, portanto, devem ter a devida atenção. Fique ligado em nossas redes sociais para mais conteúdos que aprimorem a sua gestão.

  • admin
  • abril 30, 2021
  • 3:19 pm
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
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  • A data e hora que você acessa nosso site;
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 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

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Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

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Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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●Se você usa o Google Chrome:

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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