Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Trabalho em Equipe: Veja como o mercado exige isso de uma empresa!

Aprendemos como funciona o trabalho em equipe desde a infância. Ao brincar na rua, ao fazer trabalhos na escola, ao formar times na educação física… Na vida adulta, todavia, o panorama muda e há quem prefira fazer tudo sozinho, evitando situações em que as tarefas são divididas em equipes.

No entanto, muitos dos processos seletivos atuais contam com uma etapa onde é necessário resolver um problema em grupo. Atualmente, a habilidade de trabalhar em equipe tornou-se imprescindível para um bom profissional, visto que as funções estão cada vez mais específicas mas, em simultâneo, interligadas, afinal, ninguém faz nada sozinho, não é mesmo? 

Em todo o mundo, as mais diversas organizações se esforçam para formar e alinhar suas equipes profissionais de forma a unir suas forças e multiplicar seus resultados através do trabalho em equipe.

É crescente o número de ações efetivas voltadas para a formação e o fortalecimento de equipes – no contexto atual, essa união é feita também de forma remota e geograficamente independente, com o grande número de empresas multinacionais com times em diversos países.

Isso traz à tona também a questão da cultura organizacional, onde culturas diferentes devem ser valorizadas mas também coexistir dentro de um negócio onde a missão, os valores e a visão são alinhados.

O profissional moderno deve, então, entender seu papel individual e seu papel coletivo dentro de sua organização, desenvolvendo as habilidades necessárias para uma execução conjunta de ações e projetos e buscando os melhores resultados para a empresa.

Trabalho em equipe: O que um profissional NÃO deve fazer?

Todos aqueles que buscam destaque no mercado de trabalho devem entender que os resultados de uma organização, mesmo através do trabalho individual, são conquistados coletivamente, pois são a soma do esforço conjunto de todos os seus membros.

É somente ao possuir o espírito de equipe e colocar os objetivos comuns acima das metas individuais que um grupo alcançará o sucesso. Assim, separamos algumas situações, características e atitudes que prejudicam os profissionais ao trabalhar em grupo. Confira abaixo!

1. Ser individualista

Apesar de óbvia, essa atitude ainda é bastante presente em diversos profissionais que acreditam trabalhar melhor sozinhos.

Em certas profissões ou empresas, isso até pode fazer sentido, visto que muitas vezes só há um profissional designado para uma determinada função, tornando-o especialista em desempenhar seu cargo. Além disso, é normal querer se destacar e merecer todo o reconhecimento por um trabalho bem feito.

Todavia, o individualismo dificulta na hora de formar equipes de trabalho, visto que o individualista trabalha por si, para si e de acordo com seus objetivos. 

2. Não ter objetivos claros e comuns

A falta de um propósito e de motivação, seja por parte do profissional ou da empresa, amplia as chances de uma equipe perder o foco, diminuindo a produtividade e o bem-estar coletivo dos funcionários.

Os objetivos devem ser compartilhados e relacionados aos valores, visão e missão da empresa. Ao saber onde se quer chegar, estabelecem-se os objetivos e a equipe se dedica para alcançá-los.

3. Ausência de uma liderança forte

O gestor é responsável por unir equipes de alta performance, utilizando-se das experiências e conhecimentos de cada profissional individualmente para fortalecer o grupo com suas contribuições, fazendo com que todos os envolvidos cresçam, desenvolvam projetos e obtenham sucesso em suas ações.

Porém, na ausência de um líder que saiba unir as equipes e gerenciar a execução dos projetos, fica bem mais difícil trabalhar em grupo, podendo ocorrer conflitos que poderiam facilmente ser convertidos em soluções se o líder cumprisse seu papel. 

4. Falta de comprometimento

Fica claro que o trabalho em equipe só progride quando todos se empenham, motivando-se a dar o seu melhor, contribuindo com ideias e soluções, propondo mudanças e fazendo com que os resultados projetados sejam alcançados.

Além de mostrar a indiferença do profissional em relação ao projeto estipulado, a falta de comprometimento também reflete o desrespeito aos colegas e líderes, aos prazos e às normas da empresa. Todos os envolvidos são impactados por essa conduta.

5. Ser inflexível

Um pouco parecido com o individualismo, a inflexibilidade dificulta a conciliação de ideias, experiências e abordagens – justamente o que torna o trabalho em equipe mais plural e dinâmico.

Saber ouvir outros pontos de vista, acolher ideias divergentes e respeitar quem pensa diferente é fundamental para um profissional moderno, pois estas atitudes dão espaço à diversidade de posicionamentos e colaboram para um resultado mais inclusivo.

6. Dificuldade de comunicação

Ao não saber se expressar assertivamente, seja por ser mais introspectivo ou não possuir muitas habilidades sociais, ou até mesmo por se expressar de forma mais agressiva e pouco empática, essa ineficiência na comunicação pode ser bastante prejudicial ao coletivo.

Isso pode gerar o desencontro de informações, a realização de trabalhos duplicados ou dúvidas em relação aos processos, à conduta dos membros da equipe ou à capacidade de trabalhar coletivamente, devido à indisponibilidade de ouvir e compreender o que o outro tem a dizer.

Dessa forma, a abertura à contribuição do outro e a empatia são aspectos fundamentais para qualquer atividade em grupo – é necessário manter o respeito durante estes momento de troca e compartilhamento.

7. Desvalorizar o trabalho dos outros

Ao invalidar aquilo que foi realizado por alguém, sentindo-se superior, mais experiente ou importante, os conflitos se multiplicam e a comunicação é dificultada, tornando o trabalho em equipe uma competição para ver quem é o melhor.

É preciso ter maturidade para evitar este tipo de conflito, que perpetua a improdutividade e gera um clima desagradável entre todos os membros, sem mencionar a competitividade que pode atingir níveis intoleráveis.

Dessa forma, por que não valorizar as competências e contribuições que cada um pode agregar ao projeto? O resultado será, certamente, otimizado em relação ao que poderia ser em um projeto individual.

Trabalho em equipe: benefícios da união no individual, coletivo e seu impacto na empresa

Até aqui, mencionamos aspectos que não colaboram para o desenvolvimento de um trabalho em equipe. Agora, vejamos os benefícios que a união da equipe proporciona de forma individual, coletiva e como isso impacta na empresa:

  • Formação e desenvolvimento de times engajados, em sinergia, com boa preparação e alto nível de desempenho;
  • Grande troca de ideias, conhecimentos, experiências, informações e pontos de vista, contribuindo para o crescimento individual e também para a realização do trabalho de forma plural;
  • União de profissionais com diferentes expertises e backgrounds, viabilizando o networking;
  • Colaboração entre profissionais de diferentes áreas, chegando a soluções inovadoras devido à multiplicidade de ideias e sugestões;
  • Oportunidade de unir diferentes gerações e mentalidades em projetos relevantes;
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Agilidade no cumprimento de metas e na realização de projetos;
  • Atribuição e desempenho de diferentes papéis e responsabilidades; 
  • Oportunidade de diferentes profissionais mostrarem suas habilidades e capacidades técnicas;
  • Estabelecimento de uma competitividade saudável entre as equipes;
  • Promoção da união, empatia, senso de coletivo, inclusividade e respeito às diferenças. 

Dicas para aprimorar seu trabalho em equipe

Por fim, gostaríamos de dar algumas dicas para aprimorar sua habilidade de trabalhar em equipe.

Sabendo que é um atributo essencial para o mercado de trabalho, é também uma forma de aprender, trocar experiências com colegas de outras áreas e potencializar seus resultados pessoais e profissionais. Confira:

1. Esteja disposto à oportunidade de trabalhar em conjunto

Embora, em muitos casos, os profissionais se vejam obrigados a trabalhar em equipe devido à ordem de um gestor, é importante desenvolver um espírito de coletividade, estando verdadeiramente aberto a trabalhar com outras pessoas.

Encontre o lado positivo nessa experiência – além de possibilitar novas oportunidades profissionais, essa interação pode gerar boas amizades. Ou seja, trabalhar em equipe não vai prejudicar seu crescimento na empresa – muito pelo contrário!

2. Proatividade e comprometimento são chaves

Já que está envolvido em um projeto, contribua ativamente para a obtenção dos melhores resultados possíveis, responsabilizando-se pelo que for necessário da sua parte e agindo antes mesmo de ser cobrado.

Compartilhe suas ideias, experiências e tudo que puder agregar valor ao trabalho. Não esqueça de demonstrar seu comprometimento, valorizando o trabalho dos colegas, sendo solícito para com eles e cumprindo com o seu papel.

3. Entenda e respeite as diferenças

Cada profissional tem suas particularidades e sua forma de resolver problemas. Essa é a principal “graça” do trabalho em equipe: as diferentes contribuições que cada um pode trazer e a amplitude de resultados que podem ser alcançados através do compartilhamento dessas experiências e diferenças. 

4. Desenvolva a inteligência emocional

Habilidade chave e cada vez mais necessária, não só na vida profissional, mas em qualquer aspecto do convívio em sociedade, saber lidar com os próprios sentimentos e as emoções das outras pessoas é fundamental.

Ao trabalhar com pessoas tão diferentes, é normal que surjam conflitos; nestes momentos, a gestão emocional permite lidar com essas situações de forma empática, acolhedora e racional. 

5. Confie e seja confiável

Assim como gentileza gera gentileza, ao demonstrar que você respeita o espaço, as ideias e o trabalho de outras pessoas, é natural que elas ajam da mesma forma em relação a você.

Afinal, é muito mais confortável trabalhar em uma equipe onde todos se sentem à vontade para compartilhar problemas e soluções sabendo que podem contar uns com os outros do que em um ambiente competitivo, onde cada um age por si, certo?

Conclusão

Por incrível que pareça, o clichê do “juntos vamos mais longe” é real. Ao longo do post de hoje, pudemos perceber as múltiplas facetas e benefícios do trabalho em equipe para o desenvolvimento pessoal, profissional e para o resultado que a sua empresa busca.

Esperamos ter ajudado a promover o trabalho em equipe com nossas dicas. Em caso de dúvidas, a equipe da UCJ se compromete a trabalhar de forma coletiva para solucionar suas questões! 🙂 

  • admin
  • abril 28, 2021
  • 3:23 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Como o “Empresário Salva-Vidas” Sabota o Crescimento do Próprio Negócio.

Leia mais »
homem-triste-de-maos-dadas-na-mesa-do-escritorio

Por Que 50% das Empresas Falham nos Primeiros 5 Anos (e Como Escapar Dessa Estatística)

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.