A diversidade tem revolucionado o mercado, compondo um modelo moderno e mais eficiente de gestão. Quando a empresa investe em colaboradores diversos, constrói uma equipe mais criativa, diferenciada, inovadora e com inúmeras possibilidades de desenvolvimento.
Por esses e inúmeros outros motivos, a diversidade como estratégia é essencial para a sua marca. Para saber como implementá-la, confira as nossas dicas!
Diversidade nas empresas: por que é importante?
Se todos os seus colaboradores tiverem o mesmo background, forem da mesma região, idade, etnia, orientação sexual e gênero, provavelmente as ideias nas reuniões serão sempre as mesmas e não haverá um debate produtivo, muito menos inovação.
Afinal, é a diversidade que traz a troca de experiência dos mais diferentes perfis profissionais, construindo um ambiente de trabalho saudável e de alto desenvolvimento. Esse conjunto dá à empresa maiores vantagens competitivas.
Outro fator muito importante a considerar é que a empresa que apoia a diversidade também otimiza a sua reputação frente aos consumidores e investe na construção de uma sociedade melhor, o que cria mais valor para os seus produtos e serviços.
Uma cultura organizacional que trata a diversidade como parte estratégica ajudará no desenvolvimento e na inovação das empresas e de toda a sua rede de relacionamentos, com clientes, parcerias, fornecedores e demais stakeholders.
É claro, essa transformação não acontece repentinamente. É preciso buscar o engajamento, o diálogo entre colaboradores para alcançar os objetivos de um novo clima organizacional.
Para te ajudar, a UCJ criou um conteúdo completo para que você saiba como desenvolver uma cultura organizacional diversa. Não fique para trás no mercado! Entenda como investir.
Recomendações para promover uma cultura organizacional diversa
Para começar a investir na diversidade como estratégia de forma gradativa, confira as boas práticas para promover essa cultura organizacional.
Identificar práticas que atrapalham a diversidade
É hora de coletar dados. Como anda a diversidade na sua empresa?
Analise indicadores como:
- Engajamento e Satisfação dos Funcionários, a partir de entrevistas, formulários, pesquisas de satisfação e mais.
Use o eNPS, ou Employee Net Promoter Score, a ferramenta que classifica se a empresa é um bom local de trabalho através da visão dos colaboradores.
Solicite ao colaborador que classifique de 0 a 10 algum aspecto da organização. As classificações são: detrator (notas de 0 a 6), neutro (notas de 7 a 8) e promotor (9 e 10). Pergunte sempre a motivação daquela nota.
- Retenção de funcionários e grupos, com o Índice de Turnover (taxa média de saída de funcionários). A fórmula é:
Turnover = ((admissão + demissão/2) /nº total de funcionários ativos) x 100.
- Promoções e chances de crescer na empresa, com estudo do quanto grupos diversos se interessam por trabalhar na empresa e quanto tempo conseguem continuar.
- Employer branding, ou estudo da reputação da marca empregadora.
O employer branding pode ser mensurado através de pesquisas de satisfação, análise de quantos funcionários já indicaram a sua empresa para conhecidos, número de candidaturas recebidas ou sites de avaliações de empresas online, como o Glassdoor.
A equipe de RH, junto com os demais gestores, devem avaliar como anda a cultura organizacional e quais práticas internas podem estar impedindo a diversidade. Para isso, analise, em cada setor, os padrões, predominância de certos grupos ou indivíduos, e mais.
Buscar apoio interno
Para que essas mudanças sejam possíveis, a gestão deve contar com as equipes de todos os departamentos. O time precisa entender a importância da diversidade e o que precisa ser feito para que ela seja permanente.
É indicado montar um Comitê de Diversidade e promover treinamentos para inclusão. O comitê é um grupo que objetiva promover a diversidade e a inclusão dentro da organização. É formado por funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos, para garantir que diversas perspectivas sejam representadas no funcionamento e nas decisões da empresa.
O comitê ajuda a criar uma cultura corporativa mais inclusiva, para que todos os colaboradores se sintam respeitados e tenham oportunidades iguais de crescimento. O grupo define políticas de diversidade, realiza treinamentos e workshops, cria recrutamentos diversificados, monitora a igualdade salarial e mais.
Empresas gigantes como o Google (comitê de diversidade chamado “Equidade, Inclusão e Iniciativas de Diversidade”), a Coca-Cola, a Apple e a Microsoft possuem esses grupos.
A criação desses grupos tem tido um impacto significativo para essas organizações que reconhecem a importância da diversidade e inclusão. Eles ganham em retenção de talentos, inovação, melhora da produtividade, aumento da satisfação dos colaboradores e muito mais.
Preparar o ambiente de trabalho
A empresa deve estar preparada para as mudanças: os equipamentos, a ergonomia, a acessibilidade para PCDs e o incentivo ao diálogo, às interações e ao respeito para aproximar pessoas com diversas.
Adote uma linguagem inclusiva e respeitosa em todas as comunicações, internas e externas; fomente espaços seguros, tanto a nível físico e de equipamentos quanto comportamental. Incentive a diversidade em cargos de liderança e garanta políticas de equidade salarial.
É preciso repensar o layout do ambiente de trabalho, investir em uma gestão justa de cargos, oportunidades e salários.
Desenvolver um projeto de cultura organizacional engajado na diversidade
Defina as políticas institucionais alinhadas ao plano de negócio da empresa, os seus valores, missão e visão. Tudo deve ser construído em equipe e passado para os funcionários de forma natural e constante.
A visão deve ser clara para a diversidade e a inclusão na empresa. A liderança deve mostrar comprometimento real com esses valores, com inclusão e definição de metas concretas em prol desse objetivo.
Se preciso, colabore com organizações externas para promover a diversidade e a inclusão, com eventos e programas que incentivem esse desenvolvimento de talentos diversos.
Por fim, estabeleça um processo de monitoramento e feedback regular para acompanhar o progresso dessas iniciativas.
A diversidade deve ir além da aceitação e do acolhimento, pois deve incluir o respeito, a liberdade de expressão, ideias, formas de solucionar problemas e criar novidades. O planejamento deve conter metas mensuráveis para compreender o sucesso da implementação.
Os novos processos devem ser pautados nestes valores, assim como a estrutura interna. Nessa hora, o Comitê de Diversidade deve ajudar, acompanhando, fiscalizando, comunicando e tirando dúvidas sobre o tema para implantar a cultura.
Promover processos seletivos mais justos
A diversidade deve refletir nos processos seletivos e novas contratações. Por isso, invista em técnicas mais justas e inclusivas de recrutamento e seleção, que privilegiam os aspectos profissionais do candidato – e, claro, a diversidade.
O recrutamento mais justo e inclusivo precisa de descrições de cargos inclusivos, evitando linguagem que possa excluir candidatos com base em outras características pessoais. Você pode adotar a técnica de cegueira de currículo, removendo informações pessoais como nome, idade, gênero e foto.
Crie um painel de entrevistadores com experiências diferenciadas, com fontes diversificadas de recrutamento, e sempre tenha transparência e aplique feedbacks durante esses processos.
Desenvolver grupos de apoio à diversidade
É importante lembrar que, enquanto o comitê de diversidade deve participar e dirigir iniciativas empresariais, os grupos servem para dialogar e incentivar a prática diária da diversidade.
A cultura da diversidade deve ser praticada diariamente para que funcione bem, por isso, opte por promover grupos de apoio com a liderança do RH.
Todos os setores devem ter grupos que dialoguem entre si e invistam em ações de conscientização, aprendizado e mudanças comportamentais com os colaboradores presentes.
Desenvolver ações contínuas que promovam a educação e o diálogo
É indicado investir em um cronograma de ações em prol da diversidade, indo além dos incentivos fixos que já devem estar estáveis na estrutura da empresa. Essas ações esporádicas incluem eventos, workshops, treinamentos, palestras, gincanas e mais.
Desenvolver critérios de validação dos resultados
Como dissemos, é preciso ter metas mensuráveis, para entender se a implementação de uma cultura da diversidade está sendo bem-sucedida. Tanto o RH quanto o Comitê de Diversidade podem monitorar os resultados, as ações e o ambiente empresarial.
Entreviste equipes, faça pesquisas de opinião, utilize indicadores de desempenho e outras análises.
A diversidade como estratégia
Um ambiente que valoriza a diversidade terá melhores condições para desenvolver produtos e serviços diferenciados, inovadores e mais competitivos no mercado. Além de promover a justiça social, a diversidade gera oportunidades.
Os colaboradores se veem mais valorizados, engajados e motivados por uma causa comum que os inclua.
Então, ao investir na diversidade como estratégia, escolha metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo) e comunicadas a todas as equipes. Se precisar, crie um planejamento que seja um verdadeiro Programa de Diversidade, para todos os setores.
Em cada departamento, inclua no documento dados específicos. No marketing da sua empresa, por exemplo, a diversidade deve virar um pilar em todos os canais de comunicação – internos ou externos.
Ao lidar com clientes, fornecedores, colaboradores ou outros stakeholders, a empresa deve priorizar a diversidade. Afinal, há uma grande relação entre o quão bem anda a cultura organizacional e os resultados da sua empresa.
A cultura impacta diretamente nos resultados do negócio!
A diversidade é um assunto sério, e você precisa do apoio de profissionais especializados para implementá-la com sucesso. Conte conosco para desenvolver a melhor cultura organizacional para o seu negócio.
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