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FALE COM UM ESPECIALISTA

A diversidade como estratégia: como implementar uma cultura empresarial diversa

A diversidade tem revolucionado o mercado, compondo um modelo moderno e mais eficiente de gestão. Quando a empresa investe em colaboradores diversos, constrói uma equipe mais criativa, diferenciada, inovadora e com inúmeras possibilidades de desenvolvimento.

Por esses e inúmeros outros motivos, a diversidade como estratégia é essencial para a sua marca. Para saber como implementá-la, confira as nossas dicas!

Diversidade nas empresas: por que é importante?

Se todos os seus colaboradores tiverem o mesmo background, forem da mesma região, idade, etnia, orientação sexual e gênero, provavelmente as ideias nas reuniões serão sempre as mesmas e não haverá um debate produtivo, muito menos inovação.

Afinal, é a diversidade que traz a troca de experiência dos mais diferentes perfis profissionais, construindo um ambiente de trabalho saudável e de alto desenvolvimento. Esse conjunto dá à empresa maiores vantagens competitivas.

Outro fator muito importante a considerar é que a empresa que apoia a diversidade também otimiza a sua reputação frente aos consumidores e investe na construção de uma sociedade melhor, o que cria mais valor para os seus produtos e serviços.

Uma cultura organizacional que trata a diversidade como parte estratégica ajudará no desenvolvimento e na inovação das empresas e de toda a sua rede de relacionamentos, com clientes, parcerias, fornecedores e demais stakeholders.  

É claro, essa transformação não acontece repentinamente. É preciso buscar o engajamento, o diálogo entre colaboradores para alcançar os objetivos de um novo clima organizacional.

Para te ajudar, a UCJ criou um conteúdo completo para que você saiba como desenvolver uma cultura organizacional diversa. Não fique para trás no mercado! Entenda como investir.

Recomendações para promover uma cultura organizacional diversa

Para começar a investir na diversidade como estratégia de forma gradativa, confira as boas práticas para promover essa cultura organizacional.

Identificar práticas que atrapalham a diversidade

É hora de coletar dados. Como anda a diversidade na sua empresa? 

Analise indicadores como:

  • Engajamento e Satisfação dos Funcionários, a partir de entrevistas, formulários, pesquisas de satisfação e mais.

Use o eNPS, ou Employee Net Promoter Score, a ferramenta que classifica se a empresa é um bom local de trabalho através da visão dos colaboradores. 

Solicite ao colaborador que classifique de 0 a 10 algum aspecto da organização. As classificações são: detrator (notas de 0 a 6), neutro (notas de 7 a 8) e promotor (9 e 10). Pergunte sempre a motivação daquela nota.

  • Retenção de funcionários e grupos, com o Índice de Turnover (taxa média de saída de funcionários). A fórmula é:

Turnover = ((admissão + demissão/2) /nº total de funcionários ativos) x 100. 

  • Promoções e chances de crescer na empresa, com estudo do quanto grupos diversos se interessam por trabalhar na empresa e quanto tempo conseguem continuar.
  • Employer branding, ou estudo da reputação da marca empregadora.

O employer branding pode ser mensurado através de pesquisas de satisfação, análise de quantos funcionários já indicaram a sua empresa para conhecidos, número de candidaturas recebidas ou sites de avaliações de empresas online, como o Glassdoor.

A equipe de RH, junto com os demais gestores, devem avaliar como anda a cultura organizacional e quais práticas internas podem estar impedindo a diversidade. Para isso, analise, em cada setor, os padrões, predominância de certos grupos ou indivíduos, e mais.

Buscar apoio interno

Para que essas mudanças sejam possíveis, a gestão deve contar com as equipes de todos os departamentos. O time precisa entender a importância da diversidade e o que precisa ser feito para que ela seja permanente. 

É indicado montar um Comitê de Diversidade e promover treinamentos para inclusão. O comitê é um grupo que objetiva promover a diversidade e a inclusão dentro da organização. É formado por funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos, para garantir que diversas perspectivas sejam representadas no funcionamento e nas decisões da empresa.

O comitê ajuda a criar uma cultura corporativa mais inclusiva, para que todos os colaboradores se sintam respeitados e tenham oportunidades iguais de crescimento. O grupo define políticas de diversidade, realiza treinamentos e workshops, cria recrutamentos diversificados, monitora a igualdade salarial e mais.

Empresas gigantes como o Google (comitê de diversidade chamado “Equidade, Inclusão e Iniciativas de Diversidade”), a Coca-Cola, a Apple e a Microsoft possuem esses grupos.

A criação desses grupos tem tido um impacto significativo para essas organizações que reconhecem a importância da diversidade e inclusão. Eles ganham em retenção de talentos, inovação, melhora da produtividade, aumento da satisfação dos colaboradores e muito mais.

Preparar o ambiente de trabalho

A empresa deve estar preparada para as mudanças: os equipamentos, a ergonomia, a acessibilidade para PCDs e o incentivo ao diálogo, às interações e ao respeito para aproximar pessoas com diversas.

Adote uma linguagem inclusiva e respeitosa em todas as comunicações, internas e externas; fomente espaços seguros, tanto a nível físico e de equipamentos quanto comportamental. Incentive a diversidade em cargos de liderança e garanta políticas de equidade salarial. 

É preciso repensar o layout do ambiente de trabalho, investir em uma gestão justa de cargos, oportunidades e salários.

Desenvolver um projeto de cultura organizacional engajado na diversidade

Defina as políticas institucionais alinhadas ao plano de negócio da empresa, os seus valores, missão e visão. Tudo deve ser construído em equipe e passado para os funcionários de forma natural e constante. 

A visão deve ser clara para a diversidade e a inclusão na empresa. A liderança deve mostrar comprometimento real com esses valores, com inclusão e definição de metas concretas em prol desse objetivo.

Se preciso, colabore com organizações externas para promover a diversidade e a inclusão, com eventos e programas que incentivem esse desenvolvimento de talentos diversos.

Por fim, estabeleça um processo de monitoramento e feedback regular para acompanhar o progresso dessas iniciativas.

A diversidade deve ir além da aceitação e do acolhimento, pois deve incluir o respeito, a liberdade de expressão, ideias, formas de solucionar problemas e criar novidades. O planejamento deve conter metas mensuráveis para compreender o sucesso da implementação.

Os novos processos devem ser pautados nestes valores, assim como a estrutura interna. Nessa hora, o Comitê de Diversidade deve ajudar, acompanhando, fiscalizando, comunicando e tirando dúvidas sobre o tema para implantar a cultura.

Promover processos seletivos mais justos

A diversidade deve refletir nos processos seletivos e novas contratações. Por isso, invista em técnicas mais justas e inclusivas de recrutamento e seleção, que privilegiam os aspectos profissionais do candidato – e, claro, a diversidade.

O recrutamento mais justo e inclusivo precisa de descrições de cargos inclusivos, evitando linguagem que possa excluir candidatos com base em outras características pessoais. Você pode adotar a técnica de cegueira de currículo, removendo informações pessoais como nome, idade, gênero e foto.

Crie um painel de entrevistadores com experiências diferenciadas, com fontes diversificadas de recrutamento, e sempre tenha transparência e aplique feedbacks durante esses processos.

Desenvolver grupos de apoio à diversidade

É importante lembrar que, enquanto o comitê de diversidade deve participar e dirigir iniciativas empresariais, os grupos servem para dialogar e incentivar a prática diária da diversidade. 

A cultura da diversidade deve ser praticada diariamente para que funcione bem, por isso, opte por promover grupos de apoio com a liderança do RH. 

Todos os setores devem ter grupos que dialoguem entre si e invistam em ações de conscientização, aprendizado e mudanças comportamentais com os colaboradores presentes.

Desenvolver ações contínuas que promovam a educação e o diálogo

É indicado investir em um cronograma de ações em prol da diversidade, indo além dos incentivos fixos que já devem estar estáveis na estrutura da empresa. Essas ações esporádicas incluem eventos, workshops, treinamentos, palestras, gincanas e mais. 

Desenvolver critérios de validação dos resultados

Como dissemos, é preciso ter metas mensuráveis, para entender se a implementação de uma cultura da diversidade está sendo bem-sucedida. Tanto o RH quanto o Comitê de Diversidade podem monitorar os resultados, as ações e o ambiente empresarial. 

Entreviste equipes, faça pesquisas de opinião, utilize indicadores de desempenho e outras análises.

A diversidade como estratégia

Um ambiente que valoriza a diversidade terá melhores condições para desenvolver produtos e serviços diferenciados, inovadores e mais competitivos no mercado. Além de promover a justiça social, a diversidade gera oportunidades.

Os colaboradores se veem mais valorizados, engajados e motivados por uma causa comum que os inclua.

Então, ao investir na diversidade como estratégia, escolha metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo) e comunicadas a todas as equipes. Se precisar, crie um planejamento que seja um verdadeiro Programa de Diversidade, para todos os setores.

Em cada departamento, inclua no documento dados específicos. No marketing da sua empresa, por exemplo, a diversidade deve virar um pilar em todos os canais de comunicação – internos ou externos. 

Ao lidar com clientes, fornecedores, colaboradores ou outros stakeholders, a empresa deve priorizar a diversidade. Afinal, há uma grande relação entre o quão bem anda a cultura organizacional e os resultados da sua empresa.

A cultura impacta diretamente nos resultados do negócio!

A diversidade é um assunto sério, e você precisa do apoio de profissionais especializados para implementá-la com sucesso. Conte conosco para desenvolver a melhor cultura organizacional para o seu negócio. 

Saiba mais sobre os nossos serviços!

  • w2d
  • outubro 5, 2023
  • 8:38 pm
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
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  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

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