Quem nunca desejou trabalhar em uma empresa onde o clima organizacional está harmonioso e transmite um ambiente ótimo para se trabalhar, não é mesmo?
Neste conteúdo, iremos explicar para você, como o clima organizacional de uma empresa impacta de forma integral na obtenção de resultados e produtividade dos colaboradores como um todo.
Está pronto para levar o seu negócio para um lugar onde o clima organizacional pode se tornar referência no mercado?
Então vamos lá!
Mas afinal, o que é um clima organizacional?
O conceito de clima organizacional é muito simples: é definido como a combinação de atitudes praticadas por uma empresa que influenciam a forma como os funcionários percebem seu empregador.
Dito isso, todas as decisões que uma empresa toma afetam a forma como os profissionais percebem o local de trabalho. Essa resposta pode ser positiva ou negativa.
A principal diferença entre cultura organizacional e clima organizacional!
Quando falamos em clima organizacional lembramos de cultura organizacional, ou vice-versa, não é mesmo?
Contudo, esses conceitos são coisas distintas. A seguir, explicamos o motivo:
Cultura organizacional
A cultura organizacional é o comportamento que todos os colaboradores da empresa devem respeitar e é transmitido de geração em geração.
É estável e vinculado à visão, missão e valores da empresa, que não mudarão, não importa como o negócio cresça e se modernize.
Clima organizacional
A principal diferença entre os dois é que o clima organizacional pode ser monitorado, avaliado e modificado.
Elementos usados para melhorar o clima organizacional podem se unir ao longo do tempo, mas serão baseados na cultura corporativa.
Quais são os pilares do clima organizacional?
Para criar um clima organizacional promissor em uma empresa, é necessário organizar seus pilares.
Abaixo, separamos os 5 pilares que devem ser considerados.
- a capacidade de reconhecimento da empresa dos serviços prestados;
- a coerência entre estrutura ofertada e o ambiente em relação às atividades exercidas por cada colaborador de maneira separada;
- a confiança entre os líderes e os empregados;
- a estrutura do negócio como um todo;
- a relação da empresa e das pessoas como um todo.
As empresas com esse pensamento podem ter um impacto direto na motivação e na produtividade dos funcionários – tanto positiva quanto negativamente.
O foco principal sempre deve ser construir uma equipe mais focada e eficiente.
Como melhorar o clima organizacional de um negócio
Durante este conteúdo, explicamos a importância e a necessidade de criar um clima organizacional para uma empresa. Agora chegou o momento de você ver como melhorar o clima organizacional.
1. Reconheça um bom trabalho!
Reconhecer um bom trabalho é uma ação que rende muito, não só para os gestores, mas também para a empresa e seus funcionários.
Esta é uma ação que não requer um grande investimento. No entanto, quanto mais surpreendente for o sistema de reconhecimento e recompensa, maior será o empenho do colaborador em conquistá-los.
Nesse ponto, a satisfação e a recompensa pelo bom trabalho aumentam o clima organizacional.
2. Diferencie a vida pessoal do profissional
A vida profissional muitas vezes acaba sendo nossa vida pessoal. E isso está longe de ser o ideal.
Um horário que respeite as necessidades e o lazer é essencial para manter estável a saúde mental dos colaboradores.
Horário de trabalho flexível, expediente remoto, licença maternidade e paternidade estendida e programas de bem-estar no trabalho são exemplos de como ajudar os funcionários a fazer pausas em suas rotinas diárias e evitar a síndrome de burnout.
Essa separação tornará o ambiente de trabalho mais acolhedor e respeitoso.
3. Gerencie os conflitos.
Dentro de uma empresa, muitas pessoas distintas se reúnem: diferentes histórias, crenças, estilos de vida e perspectivas se encontram dia após dia, seja em questões relacionadas ao trabalho ou em conversas sobre amenidades.
Organizações que buscam criar um ambiente de trabalho tranquilo, onde os profissionais se sintam em casa e motivados, o engajamento é o sentimento primordial buscado por meio de um clima organizacional melhorado, sendo imprescindível a gestão eficaz de conflitos.
Faz parte desse processo:
- comunicação honesta;
- imparcialidade e empatia;
- política de feedback;
- regimento interno bem elaborado, com regras simples e claras.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso conteúdo, e podemos perceber que o clima organizacional impacta de forma direta na vida do seu colaborador, não é mesmo?
Nós, da UCJ, prezamos muito por um ambiente que traga não só benefícios para o gestor, mas também, para os colaboradores!
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo, e te aguardamos no nosso próximo conteúdo.
Até mais!