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Estratégia empresarial: como repensar seu negócio para 2023

A estratégia empresarial estabelece a rota do negócio, permitindo ir de um ponto a outro expondo-se ao mínimo de risco possível. Isso é bastante significativo, se considerarmos o fato que muitas empresas abertas no Brasil encerram suas atividades logo após 12 meses de início.

Numa trajetória cheia de adversidades, contar com um planejamento eficaz não é perda de tempo ou dinheiro, é um investimento para empresas que desejam alcançar resultados de alta performance.

2023 está quase batendo na porta e você já refletiu a respeito das ações do seu negócio para o ano novo? Se ainda não fez isso, pare tudo o que está fazendo e comece a repensar a sua empresa com estratégias certeiras para um novo ciclo.

Confira no post de hoje como fazê-lo. Boa leitura!

O que é uma estratégia empresarial?

Estratégia empresarial é uma metodologia aplicada para que uma organização consiga alcançar os seus objetivos. Dessa forma, é possível chegar aos números desejados minimizando os riscos característicos do empreendedorismo.

A técnica atua como um guia, orientando os empreendedores e líderes nas suas ações rotineiras, principalmente quando houver necessidade de tomar decisões em situações delicadas.

É impossível que uma empresa funcione integralmente em cenários de calmaria e sem qualquer imprevistos que podem atrapalhar o seu crescimento.

Por esse motivo, é fundamental acelerar e se preparar para encarar a concorrência e também usufruir de todas as oportunidades que o mercado oferecer.

A estratégia empresarial vai responder por essas e outras necessidades que a sua empresa possui.

O que é necessário para definir uma estratégia empresarial?

Para estruturar uma estratégia empresarial é preciso que o empreendedor ou gestor tenha ciência do que ele busca para a sua empresa, onde almeja chegar, ou seja, quais objetivos pretende alcançar.

O objetivo organizacional pode ser definido  como algo a ser conquistado, decorrente de ações e tarefas bem planejadas e realizadas. 

Na área de gestão, o objetivo empresarial é percebido como o motivo central para efetuar um trabalho. modelo padrão de um planejamento, é o que se deseja atingir na conclusão de um processo ou tarefa.

Os objetivos estratégicos de uma organização são os objetivos gerais da gestão empresarial que se conectam com a missão e origem da sua existência.

Eles retratam qual será o foco do negócio no seu segmento de atuação. São orientadores precisos que apontam a necessidade de mudanças a serem feitas para que seja possível chegar àquilo que a empresa quer alcançar.

O empreendedor deve conduzir suas ações, ou seja, uma organização sem objetivo não avançará para qualquer lugar que ela almeja chegar.

Qual a associação entre estratégia empresarial e competitividade?

Como já mencionamos, não existe empresa que opera sem adversidades e sem concorrentes no mercado.

Dessa forma, a competitividade é uma característica fundamental para a sobrevivência de uma organização num cenário onde diversas empresas brigam por um mesmo mercado.

Nesse sentido, é essencial compreender que no contexto da concorrência, uma empresa que não adota a estratégia empresarial no seu planejamento não alcançará os melhores resultados quando comparada àquelas que a utilizam no seu gerenciamento.

Por outro ângulo, ter êxito pode ser finalizar o mês com um fluxo de caixa animador.

Quais os tipos de estratégia empresarial?

Há vários tipos de estratégia empresarial que podem ser aplicadas para inspiração ou como suporte para utilizar na sua empresa. Veja a seguir quais são elas:

Estratégia de crescimento

Esse tipo de estratégia é aplicada quando o foco da organização está em alavancar:

  • Receita;
  • Vendas
  • Desempenho no mercado de atuação;
  • Valor empresarial.

Estratégia de estabilidade financeira

É utilizada quando a empresa mira na análise da operação de setores diversos, como por exemplo:

  • Operações;
  • Dedicação dos gestores;
  • As organizações existentes;
  • Ponto de equilíbrio.

Estratégia de expansão

Nesse caso, o intuito é expandir o negócio, seja de forma segura ou correndo riscos. Por esse motivo, é fundamental avaliar alguns pontos, como:

  • Demanda e recursos financeiros para que os investimentos sejam feitos;
  • Existência de capital suficiente para manter o investimento;
  • Possibilidade de financiamento de médio a longo prazo, para somar ao valor disponível pela companhia;
  • Entender o quanto a empresa deseja expandir, se há mercado suficiente para todos esse crescimento e se a solução disponível dará conta de toda a demanda futura.

Estratégia de redução

A estratégia empresarial de redução é aplicada quando a performance da empresa está muito abaixo do planejado, ou seja, os resultados são preocupantes.

Diante disso, é necessário analisar quais ações serão tomadas para reverter a situação, qual será o ponto de guinada, os ajustes essenciais para melhorias e até o planejamento para quitação das dívidas, por exemplo.

É crucial compreender que todos os exemplos citados anteriormente exigem muito planejamento da organização, estudo voltado para atingir os objetivos e o máximo de cautela no momento da aplicação.

Elaborando uma estratégia empresarial de sucesso para 2023

O tempo está passando rápido e logo 2023 será uma realidade. Sabendo de todos os riscos aos quais uma empresa está exposta, antecipar necessidades e se preparar para o mercado e para outras necessidades é indispensável para o sucesso do seu negócio.

Nesse sentido, implementar uma estratégia empresarial eficaz é fundamental para a sua empresa alcançar os melhores resultados. Saiba como elaborá-la em 4 passos:

#01. Estabeleça suas prioridades

Muitos gestores pecam por relacionar as suas prioridades e não conseguem responder por nenhuma delas. Por isso, o primeiro passo para estruturar uma boa estratégia empresarial é focar nas prioridades que você sabe que dará conta.

Caso surjam muitas oportunidades, trabalhe apenas com aquela que tem maior chance de sucesso. A sua escolha pode envolver diferentes contextos: o mercado de atuação da sua empresa, o orçamento disponível, o engajamento da sua equipe, a importância do projeto para o desenvolvimento da sua empresa, etc.

#02. Reúna e avalie os dados

Normalmente os empreendedores classificam metas mensuráveis nos seus planejamentos estratégicos. Porém, se os planos fugirem da rota e começarem a dar errado, é possível que o projeto seja arquivado e esquecido por um período determinado.

Uma sugestão para assegurar uma execução eficiente é selecionar indicadores de desempenho (KPIs) que possam ser mensurados e acompanhados continuamente.

É crucial conseguir os dados dessas métricas e analisar seus resultados conforme o cronograma da empresa (mensal, trimestral ou anual). Caso os resultados não sejam suficientes, é interessante otimizá-los para potencializar os resultados.

Caso o fluxograma de processos não esteja operando conforme planejado, o melhor é ajustá-los de imediato para evitar transtornos futuros.

#03. Siga uma rotina de reuniões

Sem um diálogo contínuo, a equipe acaba se distanciando das metas e objetivos da empresa. Sem alinhamento entre as partes envolvidas, é inviável fazer uma estratégia empresarial.

A rotina de reuniões pode ser executada com encontros diários de 15 minutos, antes do início das tarefas. Essas conversas devem servir para tirar todas as dúvidas sobre relatórios e as devidas alterações feitas. Dessa forma, o time vai conseguir otimizar as situações delicadas com mais agilidade.

Ao término de cada reunião, é importante elaborar uma ata, registrando tudo o que foi discutido e compartilhá-los com os colaboradores envolvidos. Assim, nenhum detalhe será perdido e todos saberão exatamente o que fazer e onde precisam concentrar os esforços para que o planejamento seja executado da melhor forma possível.

#04. Analise a estratégia

Se você realmente deseja aprender como fazer uma estratégia empresarial, é necessário compreender que as reuniões devem acontecer de forma separada. 

Num determinado momento, o encontro deve reunir os colaboradores responsáveis pela execução e com os demais que cuidam do gerenciamento mensal e/ou trimestral para avaliar a evolução do plano estratégico.

Esses encontros estratégicos devem ser mais desenvolvidos do que as reuniões com os demais profissionais e devem ser programadas para definir se e como as mudanças apontadas são realmente necessárias.

Conclusão

Para que seu negócio tenha sucesso no ano de 2023, é essencial trabalhar com uma estratégia empresarial eficiente que ajude a alavancar os resultados, levando  sua empresa para um nível cada vez mais alto.

Se você deseja potencializar os frutos que a sua marca irá receber futuramente, é indispensável contar com a ajuda de uma consultoria, feita por uma equipe especializada e que atuará com toda a estrutura necessária para desenvolver uma estratégia empresarial efetiva.

A UCJ está pronta para dar toda a assistência que você precisa e que vai mudar a história do seu negócio. Clique aqui e entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas. Nós queremos fazer parte da sua história de sucesso.

  • admin
  • novembro 21, 2022
  • 7:51 pm
  • Sem Comentários

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Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

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●Se você usa o Google Chrome:

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● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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