Acredito que você já chegou em algum momento ou vários momentos em que foi necessário pensar nos objetivos de uma empresa ou qual caminho seguir para alcançá-lo, não é mesmo?
O mercado sempre está em constante mudança e adaptar o negócio a ele não é apenas uma escolha, mas sim, uma decisão que pode levar uma empresa ao sucesso.
Neste conteúdo, iremos te mostrar como alcançar os objetivos de uma empresa através dele, temido por alguns, mas amado por muitos. O planejamento estratégico!
Está pronto para revolucionar o seu negócio? Então vamos lá!
Afinal, quais são os objetivos de uma empresa?
Os objetivos de uma empresa podem variar muito com base no que o CEO define para ela.
No entanto, todos eles devem ser mensuráveis, passíveis de serem medidos com resultados e planejados ao longo do tempo.
Essas metas podem ser definidas por diferentes partes da empresa, pelos funcionários e, em alguns casos, pelos clientes.
Quais as vantagens de definir os objetivos de uma empresa?
Os benefícios de definir as metas da empresa são enormes, principalmente porque mostra que ela tem futuro e é importante para você.
Algumas vantagens que podemos citar são:
- Incentiva a tomada de decisão para atingir um objetivo específico;
- Difunde o trabalho em equipe na empresa;
- Simplifica a comunicação entre os colaboradores;
- Estabelece uma métrica para mensurar o sucesso;
- Auxilia na elaboração de estratégias para resolver problemas.
Essas são algumas vantagens, mas os benefícios não são positivos apenas para a empresa. Você e seus colaboradores também são impactados positivamente.
Quais são os tipos de objetivos de uma empresa?
Separamos dois tipos de objetivos que são mais comuns no mercado, eles podem funcionar como uma base de estudo.
De acordo com a sua função
Objetivo geral: Expressão clara, concisa e verdadeira dos resultados desejados no final do projeto. Um exemplo desse objetivo é criar mais oportunidades de contato para a equipe de vendas.
Objetivos Específicos: São os passos definidos para atingir o objetivo geral. Os resultados esperados em cada etapa devem ser considerados e as métricas e procedimentos para medi-los determinados. Um exemplo relacionado ao objetivo de gerar mais leads é a estratégia de criar e gerenciar um blog da empresa com conteúdo pensado para converter.
De acordo com o prazo
Objetivos de curto prazo: Leva de um dia a um ano para alcançar. Um exemplo é aumentar o tráfego do seu blog de negócios em 50% nos próximos 6 meses.
Metas de médio prazo: Levam de um a cinco anos. Um exemplo é aumentar a participação de mercado em 10% em 2 anos.
Meta de longo prazo: leva mais de 5 anos, por exemplo, para vender o produto em pelo menos 40 países em 10 anos.
Veja como medir um objetivo
Para medir seus objetivos, você precisa encontrar as métricas certas. Essas métricas são chamadas de KPIs (Key Performance Indicators) e podem mostrar como seus objetivos de negócios estão progredindo.
Encontrar os KPIs certos é fundamental para entender o desempenho da sua empresa. Portanto, você deve escolher aqueles que tenham um impacto real em seus objetivos.
Quer um exemplo? Se seu objetivo é aumentar as vendas em um determinado período, um KPI interessante é calcular a receita de vendas e compará-la com o valor do período anterior para ver se seus esforços estão valendo a pena.
Nesse caso, some toda a receita que o cliente comprou durante o período indicado, menos os custos associados às devoluções. De posse dessas informações, você deve realizar os mesmos cálculos do período anterior. Assim, é possível comparar e ver se sua estratégia está funcionando.
Ok, mas como montar um planejamento estratégico com isto?
Bom, agora que você já sabe como entender os seus objetivos e como medi-lo, vamos colocar tudo isto em prática!
O planejamento estratégico te ajudará a nortear melhor um possível caminho para chegar no seu objetivo final, seja ele qual você estipulou.
#01. Escolha objetivos quantificáveis!
Como mencionamos no início, a escolha de metas mensuráveis é fundamental para o sucesso do planejamento estratégico, pois você pode seguir diversos caminhos para alcançá-la.
Por exemplo, o objetivo de aumentar as vendas é muito amplo. É por isso que temos que pensar em coisas como quando chegaremos a isso e quanto queremos aumentar.
Então, para traçar uma meta parecida, o ideal é definir uma data e um objetivo claro. Exemplo: Aumentaremos as vendas em 15% até o final deste ano.
#02. Seja objetivo nos seus objetivos
Soa redundante, não é? Mas é verdade!
Seus objetivos devem ser claros, diretos e precisos. É importante saber o que queremos e seguir o caminho para alcançá-lo.
Isso não quer dizer que seu objetivo pode mudar porque sim, porém é necessário ter um objetivo inicial e trabalhar para conquistar outro objetivo.
Em caso de dúvida, pare, pense e reveja suas prioridades de negócios.
#03. Não queira o que você não pode ter (ainda)
Para ser bem sucedido, você tem que ser realista. Você deve considerar os recursos que tem disponíveis para atingir seus objetivos. Se você definir metas sem os recursos, só ficará frustrado.
As metas devem ser realistas. Por exemplo, não adianta tentar “chegar a 1000 visitas diárias ao blog em um mês” se você tem 10 agora. A menos que você tenha uma estratégia muito agressiva, esse será um objetivo irreal.
#04. Seja o melhor amigo de prazos
Definir prazos é importante para a organização e desempenho do seu plano estratégico. Isso ajudará você a não procrastinar e agir com mais confiança.
Por exemplo, se seu foco é ganhar cerca de 25% dos leads qualificados, você pode definir um período de 10 meses. Portanto, trace estratégias apropriadas para este período.
Bônus: Análise SMART como uma aliada
Este método foi criado para ajudar a criar metas de negócios eficazes para qualquer área de negócios. Baseia-se em cinco critérios, cujas iniciais formam o seu nome:
Specific (Específico): As metas devem ser específicas para que todos os envolvidos tenham uma ideia clara do que precisa ser alcançado.
Measurable (Mensurável): As metas devem ser mensuráveis. Se estabelecemos uma meta que não pode ser medida, não temos como saber se ela foi alcançada.
Achievable (Alcançável): Precisamos saber se o objetivo declarado é alcançável. De que adianta criar uma meta se ela não pode ser alcançada (pelo menos dentro do prazo estipulado)?
Realistic (Realista): Ao criar uma meta, você define quem é responsável por alcançá-la. Quanto mais relevante for o objetivo, mais motivados estarão os envolvidos. Se uma meta não tiver impacto no negócio, ela não será priorizada.
Time-bound (com limite de tempo): Todo objetivo deve ter um prazo. Se as metas forem criadas sem prazo, elas podem ser alcançadas em 1 dia, 1 ano, 10 anos ou nunca.
Para finalizar…
Bom, notamos que estabelecer os objetivos de uma empresa é uma ação fundamental para o sucesso de um negócio, e deve ser pensado nos seus mínimos detalhes.
Nós, da UCJ, sabemos a verdadeira importância que ela tem para um negócio de sucesso e acreditamos que você tem um grande potencial para levar o seu negócio para outro nível.
Você acredita também? Fale com um de nossos especialistas que podemos te ajudar com isto.
Ah, te esperamos no nosso próximo conteúdo.