2022 já está no fim e você já planejou o novo ano da sua empresa? Se ainda não o fez, ainda tem alguns dias para elaborar o planejamento do seu negócio. É importante considerar as estratégias organizacionais que farão diferença no ano de 2023 para trazer os resultados que você busca.
Nesse sentido, é fundamental contar com a ajuda de uma consultoria experiente no mercado para potencializar as ações da sua organização e, consequentemente, o alcance dos objetivos almejados.
Confira no post de hoje como a UCJ pode ajudar na transformação do seu planejamento aplicando estratégias organizacionais adequadas para o ano de 2023. Boa leitura!
O que são estratégias organizacionais?
As estratégias organizacionais são a definição de todas as iniciativas a serem realizadas a curto prazo para mobilizar planos de ação com a finalidade de alcançar os objetivos desejados.
Em outras palavras, as estratégias organizacionais envolvem ações de curto, médio e longo prazo.
Elas servem para conduzir a empresa a otimizar o uso de todos os recursos possíveis e orientá-la a seguir pelo melhor caminho diante de obstáculos e objetivos diferentes.
Para conquistar os melhores resultados, as empresas devem ter a habilidade de desenvolver um plano de ação que as coloquem em evidência no seu ramo de atuação, ultrapassando a concorrência.
Sendo assim, é preciso determinar as estratégias organizacionais apropriadas baseadas em dois fatores principais: objetivos conectados com a realidade da empresa e o entendimento aprofundado sobre o mercado em que atuam.
Quais são as principais estratégias organizacionais?
Você pode aplicar estratégias organizacionais variadas conforme o cenário da sua empresa e com as metas que deseja atingir.
Um negócio recém-concebido vai seguir direcionamentos diferentes de outro que já tem experiência no mercado, por esse motivo, as ações vão variar de acordo com a situação atual da organização e das suas particularidades.
Conheça agora as principais estratégias organizacionais para direcionar o caminho que o seu negócio deve seguir:
Estratégia de crescimento
Mesmo que a empresa apresente diversos pontos a melhorar, o mercado se mostra completamente favorável, oferecendo possibilidades de crescimento. É quando o cenário está ideal para: você:
- elevar a produção;
- aumentar o quadro de colaboradores com novas contratações;
- abrir outros pontos de venda;
- inovar na forma de atuação no mercado;
- planejar a expansão dos negócios;
- trabalhar no lançamento de novos produtos ou serviços.
Estratégia de manutenção
Quando a empresa detecta riscos no mercado, mas sabe que têm incontáveis pontos fortes, ela consegue manter a sua posição no mercado conquistado.
Nesse contexto, você pode aplicar a estratégia de nicho, empregando os esforços da organização para se destacar na área em que já atua, mantendo a sua vantagem competitiva.
Para alcançar esse objetivo, sua empresa deve se concentrar em um único produto ou serviço, sem se dedicar a outro tipo de atividade.
Por exemplo, se o seu negócio fabrica e comercializa produtos e um deles é destaque de vendas, você vai direcionar toda a atenção da sua organização para focar na produção desse item, de modo a não ter qualquer problema no seu abastecimento.
Estratégia de desenvolvimento
Esse tipo de estratégia deve ser utilizada para aproveitar as oportunidades de aprimorar os pontos fortes da empresa. Os resultados vão permitir que você:
- desenvolva novos produtos e serviços;
- se conecte com outras organizações,
- analise novos mercados.
Estratégia de sobrevivência
Se o seu negócio encontra-se numa situação delicada, essa é a estratégia organizacional indicada para você explorar, principalmente se os números obtidos estão inferiores ao projetado.
Para continuar no mercado, você deverá pausar os investimentos, analisar os processos internos e adotar iniciativas que resultem na redução de custos. Com isso, você pode:
- renegociar os valores de insumos;
- reduzir o quadro de colaboradores,
- diminuir a produção;
- encerrar as atividades de unidades.
Qual a importância das estratégias organizacionais para as empresas?
Investir nas estratégias organizacionais é uma forma de buscar meios eficientes de obter êxito através de um estudo detalhado do mercado.
Dessa forma, elas devem ser utilizadas em todos os departamentos da empresa visando identificar o que precisa ser ajustado, mantido ou otimizado a fim de potencializar os resultados.
Com isso, planejar, executar e analisar de forma contínua todas as ações a partir das estratégias organizacionais permite que você tenha uma visão ampla do negócio e também do mercado.
Em outras palavras, é possível habituar-se às mudanças do mercado encontrando oportunidades para se manter em evidência.
Como a UCJ pode ajudar a sua empresa a desenvolver estratégias organizacionais eficientes para 2023?
As estratégias organizacionais promovem diversos benefícios para as empresas. Até aqui, vimos o conceito, os principais tipos e a importância delas para o negócio.
Agora é chegado o momento de saber como desenvolvê-las e para essa etapa importante você deve contar com quem tem expertise no assunto.
Nesse sentido, a UCJ pode acelerar os resultados da sua empresa elaborando estratégias organizacionais eficientes a partir das seguintes etapas:
1. Diagnóstico
Antes de estabelecer qualquer planejamento, é preciso compreender os motivos que levaram a empresa a adotar as estratégias empresariais.
Você deve identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelo seu negócio e quais resultados deseja alcançar num período de 3 anos, por exemplo.
2. Análise SWOT
A Análise SWOT é aplicada no planejamento estratégico das organizações. Através dela, é possível analisar claramente o cenário interno e externo, facilitando a definição dos rumos que a sua empresa deverá seguir.
A palavra SWOT é uma abreviação dos termos em inglês:
- Strenghts (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades);
- Threats (ameaças).
O propósito da técnica é cruzar as oportunidades e as ameaças do cenário externo e os pontos fortes e fracos do negócio.
3. Estudo do perfil do público da sua empresa
Você deve conhecer bem o perfil do seu público, qual o valor eles procuram nos produtos e serviços da sua marca, até quanto estão dispostos a pagar e como os seus concorrentes lidam com os seus clientes.
Com essas informações em mãos, você pode empregar seus esforços para entregar a essas pessoas muito mais do que elas necessitam e esperam da sua empresa.
4. Estabelecimento das metas
Para efetivar as estratégias organizacionais, é preciso definir metas de curto, médio e longo prazo, além do capital, tecnologia e profissionais que serão envolvidos no processo.
Porém, é necessário haver uma certa compreensão nesse momento, já que podem ocorrer imprevistos, fazendo com seja preciso alterar tudo o que já foi planejado
Após elaborar as metas, você deve inserir os colaboradores no processo, gerando engajamento para esse projeto. Sendo assim, é necessário otimizar a comunicação com a equipe e recompensá-los pelo trabalho executado. Iniciativas como essa geram estímulo para que todos trabalhem em prol de um único objetivo.
5. Efetivação do plano de ação
Aqui é a etapa onde as estratégias organizacionais são executadas. Entretanto, é comum que surjam dúvidas nesse momento, sendo uma delas qual a forma mais adequada para efetivar o plano de ação.
Nesse caso, a ferramenta mais indicada é a 5W2H, que consiste em responder os seguintes questionamentos:
5W
- What – o que fazer?
- Why – por que fazer?
- Where – onde fazer?
- When – quando fazer?
- Who – quem vai fazer?
2H
- How – como fazer?
- How much – quanto custará?
Ao responder cada uma dessas perguntas, ficam mais evidentes as formas com as quais as ações serão executadas.
6. Acompanhamento dos resultados
Não adianta percorrer todo o caminho entre o planejamento e a execução das ações e não monitorar a implantação das estratégias organizacionais.
Por isso, é essencial observar se o que foi proposto no planejamento está progredindo conforme esperado e se está rendendo os resultados aguardados pela organização.
Caso tudo esteja saindo exatamente ao contrário, você deverá analisar as fases anteriores, fazer as alterações necessárias e, se preciso, elaborar novas estratégias.
Conclusão
As estratégias organizacionais são indispensáveis para a elaboração de um planejamento eficiente. Ainda mais quando esse projeto contempla um novo ano com inúmeras oportunidades de alcançar os objetivos tão almejados pela sua empresa.
Se tudo o que compartilhamos fez total sentido para você, fale com um especialista da UCJ agora mesmo e comece o quanto antes a planejar o ano novo do seu negócio. Queremos fazer parte da sua história de sucesso em 2023. Estamos esperando por você!