Independente do segmento, a gestão de equipes deve ser considerada importante para qualquer empresa. Uma equipe bem gerenciada, satisfeita e motivada, pode levar a empresa a alcançar grandes resultados e ainda manter um bom clima organizacional.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, estruturar uma boa gestão de equipes demanda de uma excelente comunicação interna, alinhamento entre líderes e liderados, e entre empresa e colaborador.
Pensando em como aumentar os resultados da sua empresa, iremos falar tudo sobre gestão de equipes, como ela pode influenciar positivamente no seu negócio, e como aplicar na sua empresa.
O que é gestão de equipe?
A gestão de equipes pode ser definida como as práticas aplicadas pelos líderes da empresa que visam a melhoria da produtividade do time, sempre o estimulando para atingir os melhores resultados.
As pessoas que compõem a empresa são as principais responsáveis por manter os processos em funcionamento, e pela geração de resultados, portanto, cuidar dessas pessoas é uma tarefa fundamental de qualquer negócio.
Ter processos de gestão de equipes significa direcionar esforços que promovam o bem-estar, motivação e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores.
Importância da gestão de equipes
Ao fazer a gestão de equipe, a empresa está dedicando esforços para estimular que a equipe performe seu melhor desempenho.
A principal finalidade de uma boa gestão é entender o que motivará e engajará a equipe a alcançar os objetivos e desafios estipulados.
Além disso, nesse processo de obter a melhor performance das pessoas, a gestão procura também desenvolver essas pessoas, para que aprimorem suas habilidades e até almejem desafios maiores na organização.
Para que tudo isso aconteça, algumas boas práticas devem ser observadas e colocadas a rotina do negócio, falaremos sobre elas adiante.
Trabalhar em equipe gera um grande compartilhamento de conhecimento, experiências e habilidades, devido à diversidade de pessoas que carregam bagagens de informações diferentes, enriquecendo a equipe na totalidade.
É muito importante que tenha um líder para gerir e organizar o trabalho dessas pessoas, para dar maior clareza e direcionamento nos processos.
Existem muitos efeitos positivos de uma boa gestão de equipe, justificando sua importância, podemos destacar alguns como:
- Proporcionar um ambiente no qual as pessoas saibam trabalhar em conjunto, complementado-se, o que compensará possíveis falhas de comunicação e/ou habilidades, pois o ambiente de colaboração superará essas deficiências.
- Ajuda na retenção de talentos, pois a gestão de equipes prezará pelo desenvolvimento do colaborador, e em proporcionar um ambiente no qual ele queira estar.
- A gestão de equipe impulsiona a produtividade desde níveis individuais até níveis gerais, facilitando o alcance de objetivos com qualidade no tempo estabelecido.
- Possibilita um melhor clima organizacional no trabalho, no qual as pessoas se sintam felizes, motivadas e confortáveis.
- Uma boa gestão possui ferramentas que vão melhor mensurar o desempenho dos colaboradores.
Boas práticas na gestão de equipes que impulsionam resultados
Existem algumas pequenas ações na gestão de equipe que, se bem executadas, podem trazer benefícios não só para o colaborador, mas para toda a empresa.
- Conheça bem sua equipe
O primeiro passo para ter uma boa gestão de equipe é saber quem são os colaboradores da empresa, e quando falamos em conhecer não são apenas informações básicas como nome, idade, endereço, mas o que o motiva, se ele tem senso de pertencimento.
O mais importante é estabelecer uma conexão verdadeira com todos, o líder ao conhecer seus liderados, estabelecerá uma relação de confiança e um bom relacionamento que afetará positivamente na execução do trabalho.
É preciso entender quais as aspirações de cada pessoa, quais suas melhores habilidades, e quais competências são necessárias desenvolver, assim o gestor conseguirá estimular corretamente sua equipe.
Além disso, conhecer profundamente seus colaboradores, possibilitará uma melhor alocação de funções, para que os funcionários recebam atribuições correspondam ao seu perfil.
Vale ressaltar que, é interessante que a coleta desse tipo de informação, seja feito no início da contratação desse profissional, para promover uma melhor integração com a equipe. Todavia, caso sua empresa não tenha feito, pode ser feito um diagnóstico de cultura organizacional com a finalidade de conhecer melhor o time e planejar as ações que devam ser feitas.
- Invista em comunicação interna
É necessário investir em comunicação interna, pois quando há deficiências nesse fluxo de interações, informações podem se perder ao longo do caminho, prejudicando a empresa como um todo.
Então é preciso garantir um meio de comunicação oficial, para evitar desvios de entendimento do que precisa ser feito.
Existem muitos meios para fazer isso, como adotar plataformas para comunicações restritas ao trabalho, um exemplo que podemos citar é o Workplace, uma extensão do Facebook feita para empresas que desejam ter uma espécie de rede social corporativa.
Também existem meios mais simples e menos custosos, como estabelecer padrões de envio de e-mail para cada tipo de mensagem.
O mais importante é escolher um método que se adapte às necessidades da empresa e ao seu orçamento.
- Saiba lidar com uma equipe diversa
Falamos anteriormente o quão benéfico é ter uma equipe com perfis diversos, porém, para isso o gestor precisa entender como lidar com diferentes perfis, e essas diferenças podem ser de idade, de culturas, de experiências.
Entender essas diferenças fará com que o líder perceba qual a melhor forma de estimular essas pessoas, como exemplo, dar mais desafios para aqueles colaboradores que gostam de inovação, propósito e dinamicidade, ou estimular com comissões àqueles que prezam pelo retorno financeiro e estabilidade.
O líder deve respeitar a individualidade, e direcionar as ações conforme o perfil, aumentando a possibilidade de êxito no trabalho em conjunto.
- Adote o feedback como uma prática constante
O feedback constante é um importante instrumento para a boa comunicação e melhoria do time. Cada profissional deve saber como o seu trabalho está progredindo, e a prática do feedback estimula o aprimoramento de habilidade e atitudes, levando a uma equipe de alta performance.
Quando a empresa estabelece um ambiente no qual seja estabelecida uma conexão verdadeira entre líderes e liderados, é construída uma relação de parceria, onde a organização vai ser a maior beneficiada.
Portanto, constantemente essas conversas voltadas para dar e receber feedbacks devem ser tidas, com a finalidade de reconhecer os acertos de cada um, levantar os pontos de melhoria, sempre direcionando para algumas sugestões de melhorias.
Lembrando que o feedback deve ser trocado por todos, independente do nível hierárquico, pois se os feedbacks forem dados apenas “de cima para baixo”, o efeito gerado será totalmente o oposto.
- Invista em capacitações e treinamentos
Quando falamos sobre qualidade na performance do time, temos que compreender que a empresa é diretamente responsável pela qualidade da sua equipe.
Oferecer treinamento e capacitações é um meio de investir na qualificação dos colaboradores e ainda mantê-los motivados em trabalhar em uma empresa que invista neles.
Essas oportunidades de desenvolvimento devem condizer não apenas com o trabalho executado, mas com o perfil do profissional, para que a ação gere o valor desejado.
O gestor deve, primeiramente, identificar as necessidades nas competências do time, para escolher quais, e como os conteúdos serão ofertados.
O fato é que, investir na capacidade técnica, e até emocional da equipe é investir na própria empresa.
Lembre-se que as pessoas são os principais recursos de qualquer empresa, portanto, devem ter a devida atenção. Fique ligado em nossas redes sociais para mais conteúdos que aprimorem a sua gestão.