O uso de indicadores de desempenho é essencial para acompanhar os resultados das organizações. Na rotina de diversas empresas há várias possibilidades de mensurar os seus números e os indicadores de marketing digital também fazem parte do processo.
Isso ocorre porque cada vez mais a presença digital vem se tornando uma estratégia forte para as marcas. Num mundo cada vez mais virtual, investir no marketing digital é essencial para atrair o público certo para o produto ou serviço oferecido pelas empresas.
Com isso, é preciso acompanhar as ações, analisar quais canais de comunicação trazem mais retorno para a empresa, criar estratégias para manter e aprimorar o que vem dando certo e fazer os ajustes necessários nos pontos de melhoria.
No conteúdo de hoje abordaremos os principais indicadores de marketing digital para você acompanhar na sua empresa. Boa leitura!
O que são indicadores de marketing digital?
Os indicadores de marketing digital, também conhecidos como KPIs, são aplicados para avaliar se as iniciativas e processos efetivados em uma empresa estão alcançando os resultados esperados.
Os KPIs permitem que os gestores tenham uma visão mais eficiente sobre diversos fatores essenciais para os resultados da organização.
No tópico seguinte, veja quais são os KPIs mais importantes para acompanhar os resultados de investimento em marketing digital da sua empresa.
Principais indicadores de marketing digital
Conheça agora os principais indicadores de marketing digital para aplicar no seu negócio:
#01. Custo por aquisição (CPA)
Este é um dos principais indicadores de marketing digital e de qualquer planejamento de vendas de qualquer organização.
Ele apresenta o valor que cada novo cliente custa para empresa.
Um exemplo disso são os investimentos em anúncios no Google. Se sua marca aplicou em média R$ 1.500,00 e você só obteve uma única venda no valor de R$ 150,00, é sinal de que o seu custo por aquisição está elevado e o seu negócio desperdiçando dinheiro.
#02. Custo por clique
O custo por clique é o valor cobrado pelos sistemas de anúncios virtuais, como o Facebook e o Google Ads.
Quando você reconhece o custo por clique de cada campanha da sua empresa nessas plataformas, é possível saber qual delas traz os melhores resultados para o seu negócio. Ainda, é possível focar em apenas uma das campanhas para receber mais investimentos.
O custo por clique é calculado dividindo o custo total da campanha pela quantidade de cliques que o anúncio obteve.
#03. Taxa por clique
Esse indicador apresenta a quantidade de cliques recebidos por um anúncio quando comparado ao total de exibição da campanha.
A taxa por clique é calculada dividindo o total de cliques que o anúncio teve pela quantidade de vezes da sua exibição, multiplicando cada fator por 100.
#04. Taxa de conversão
A taxa de conversão pode ser aplicada para medir diversas informações num mesmo empreendimento, como por exemplo:
- Total de visitantes que passaram pelo seu site;
- Total de pessoas que acessaram o blog da sua marca;
- Total de visitantes que assinaram a newsletter;
- Quantidade de cliques que o anúncio da sua empresa recebeu no Instagram;
- Quantidade de assinantes que acessaram um link enviado por e-mail.
#05. Procedência do tráfego
Esse é um dos principais indicadores de marketing digital, pois demonstra quais estratégias estão funcionando e devem ser estimuladas e quais devem ser finalizadas ou ajustadas.
Geralmente, uma organização tem várias campanhas em circulação ao mesmo tempo, seja em redes sociais, banners e sites do mesmo nicho, divulgação nos mecanismos de busca e tráfego orgânico gerado para o blog. Por isso é fundamental saber qual a origem desses acessos.
#06. Leads
Leads nada mais são do que potenciais clientes para a sua empresa. São pessoas que se conectam com o perfil de cliente ideal da sua marca e que possuem grandes chances de se concretizar como seu cliente.
Medir a qualidade dos potenciais clientes que uma estratégia de marketing está atraindo para o seu negócio é essencial para saber se o planejamento está saindo como previsto ou não.
#07. Ticket médio
Esse KPI se refere ao valor que cada cliente gasta ao comprar um produto ou contratar o serviço da sua empresa.
O ticket médio pode ser calculado levando em conta a quantidade total de vendas dividida pelo número de vendas.
Caso prefira, você também pode calcular esse indicador para produtos diferentes, da mesma forma que a média consumida pelo seu público num período específico.
Esses números podem contribuir para a sua empresa definir o planejamento e estabelecer metas e objetivos.
#08. ROI – Retorno sobre investimento
O cálculo do retorno sobre investimento é a melhor maneira de saber quanto de capital a empresa ganha ou perde em cada uma das suas aplicações.
Calcular o ROI pode ser feito de forma prática, dividindo o valor faturado deduzido dos custos, por esses custos.
Dessa forma, a organização consegue tomar todas as suas decisões baseando-se em dados concretos, descartando suposições e expectativas.
Além de ser um dos principais indicadores de marketing digital, o ROI também é um importante indicador financeiro.
#09. Taxa de retenção
A taxa de retenção é um indicador de marketing digital que mostra quantos novos clientes continuam fiéis a sua marca no mês seguinte à aquisição do seu produto ou serviço.
#10. Tempo médio de conversão de vendas
Esse KPI apresenta o tempo de duração que um potencial cliente, logo após a sua inserção no funil de vendas, se torna um cliente.
#11. Leads qualificados mensalmente
Se refere ao total de potenciais clientes que foram qualificados, ou seja, leads que foram classificados em um mês com grandes chances de fechar vendas.
#12. Taxa de conversão de sites
A taxa de conversão de sites é um indicador que aponta a quantidade de visitantes da página oficial da sua marca que fizeram alguma ação, como por exemplo: preencheu um formulário, baixou algum material rico, fez alguma compra, etc.
Conclusão
Os indicadores de marketing digital são indispensáveis para mensurar os resultados dos investimentos da sua marca na divulgação e captação de novos clientes no digital são compatíveis com o capital injetado e se gera os resultados que a empresa espera.
Os resultados do seu negócio podem ser impulsionados com o trabalho de uma consultoria com mais de 30 anos de experiência para transformar os esforços de marketing da sua marca em receitas e alavancar os números de vendas da sua empresa.
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