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Modelo Canvas: conheça os 9 blocos para estruturar o seu negócio

Provavelmente você já ouviu falar sobre o modelo canvas, não é mesmo? Caso não tenha ouvido, não se preocupe, criamos este conteúdo exclusivamente para você!

O modelo canvas é uma ótima estratégia para qualquer etapa do negócio, saber se ele é viável é primordial para o seu desempenho e sucesso no mercado empreendedor.

Se aconchegue, pegue o seu café e tenha uma boa leitura.

O que é o modelo canvas?

Do inglês, Canvas Model é uma ferramenta criada no início dos anos 2000 pelo teórico suíço Alexander Osterwalder que permite visualizar todas as estruturas básicas de uma empresa em imagens.

É composto por 9 blocos que resumem os principais pontos do plano de negócios. Explicaremos cada um deles mais adiante.

Mas resumindo, você o utiliza para entender a estrutura do seu negócio e ver se ainda é viável com base na estratégia que você está adotando.

Quais são as vantagens do modelo de negócio Canvas?

A principal vantagem de aderir ao modelo canvas é que a ferramenta ajuda a entender o plano de negócios, que muitas vezes é descrito detalhadamente em longas páginas.

O canvas transmite a essência do planejamento, esclarece quais os pilares que sustentam o modelo de negócios e também esclarece todo o fluxo de operações da empresa, o que acaba por ajudar a mudar e se adaptar ao momento em que a empresa se encontra.

É uma ferramenta flexível que ajuda a desburocratizar e ser mais objetiva na comunicação interna, útil tanto para startups quanto para quem tem mais experiência.

O canvas oferece uma visão holística da empresa e estabelece uma linguagem comum para todos os colaboradores das diferentes unidades de negócios.

Os 9 blocos do modelo canvas!

Como mencionamos no início deste artigo, o modelo canvas é composto por 9 blocos que delineiam a estrutura básica de uma empresa.

Eles são:

  1. Segmentos de clientes;
  2. Propostas de valor;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com os clientes;
  5. Fluxo de receita;
  6. Recursos-chave;
  7. Atividades-chave;
  8. Parceiros;
  9. Estrutura de custo.

As ideias representadas nos nove módulos formam a conceituação do seu negócio, como você vai operar e criar valor para o mercado, definir seus principais processos e processos, permitir a análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Como criar e preencher um modelo canvas?

1. Segmento de clientes

Aqui, você precisará definir para quais grupos de pessoas ou empresas pretende oferecer seus produtos e serviços. Você deve responder para quem sua empresa cria valor.

Essa segmentação é importante para definir as estratégias de comunicação, marketing, relacionamento e vendas mais adequadas para cada segmento de clientes.

2. Proposta de valor

Este bloco refere-se às soluções que sua empresa oferece aos clientes. Em outras palavras, por que seus clientes devem escolher sua empresa em detrimento de outras?

A seção Proposta de Valor deve indicar quais pontos problemáticos, necessidades e expectativas seu produto ou serviço pretende atender.

Você deve ter clareza sobre o valor que pretende criar para cada segmento de cliente. Uma proposta de valor é construída a partir de uma combinação de elementos quantitativos e qualitativos.

3. Canais

Os canais são os meios pelos quais sua empresa alcança os clientes e oferece uma proposta de valor.

Portanto, descubra por quais canais cada segmento de clientes prefere se conectar. Você está planejando vender seus produtos em uma loja online, uma loja física ou ambas?

Sua empresa pode (e deve) utilizar diferentes canais para se comunicar com os clientes, mas esses canais devem operar de forma integrada.

É importante que o canal escolhido esteja alinhado às preferências e padrões comportamentais do cliente.

4. Relacionamento com clientes

O módulo focado em relacionamento com clientes trata dos mecanismos e estratégias que as empresas devem empregar para construir relacionamentos fortes e duradouros com cada segmento de clientes.

Essa parte do modelo Canvas deve ser preenchida com base no tipo de relacionamento que cada um dos segmentos de clientes da empresa espera ter.

Por exemplo, você pode criar relacionamentos automatizados ou humanos, ou uma combinação ideal dos dois tipos.

5. Fluxo de receita

Quais são os fluxos de receita que você deve organizar seu modelo de negócios neste bloco. Como seus clientes vão pagar pelo seu produto ou serviço? Quanto você cobrará pelas soluções que sua empresa oferece?

6. Recursos-chave

Quais são os principais recursos necessários para financiar sua proposta de valor? É importante descrever todos os recursos necessários para concretizar a ideia, incluindo recursos financeiros, técnicos, humanos, etc.

É preciso apontar quais são os recursos essenciais para o seu modelo de negócio funcionar sem deixar de lado os outros 5 módulos citados acima.

7. Atividades-chave

As atividades-chave de um modelo de negócios são aquelas consideradas essenciais para a operação da empresa. Estas são as atividades mais importantes, por isso as operações não param.

As atividades-chave são aquelas necessárias para fornecer uma proposta de valor, manter um bom relacionamento com os clientes e gerar receita para o negócio.

8. Parceiros

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, sua empresa precisará da ajuda de alguns aliados.

Quem são os principais parceiros do seu negócio? Nesta parte do modelo Canvas, você deve identificar, por exemplo, fornecedores e outras empresas com as quais possui alianças estratégicas.

Ao escolher os principais parceiros para o seu negócio, avalie se eles podem otimizar suas operações, maximizar sua receita e reduzir custos e riscos. Considere também o que sua empresa tem a oferecer a parceiros em potencial.

9. Estrutura de custo

Para manter suas operações comerciais funcionando, há custos que você precisa incorrer. Seu modelo Canvas também deve especificar a origem desses custos operacionais.

Descreva todos os custos que sua empresa tem que pagar para criar valor para os clientes, financiar canais de distribuição, colocar em prática sua estratégia de relacionamento e gerar receita para seu modelo de negócios.

Ter uma estrutura de custos clara facilita a identificação de maneiras de reduzir esses custos e tornar sua empresa mais lucrativa.

Conclusão

Ufa, conseguiu entender como estes 9 blocos são essenciais para estruturar um negócio? Nós, da UCJ, estamos sempre analisando a viabilidade de um negócio ou não, e o modelo canvas é uma ótima alternativa!

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sanado as suas dúvidas e te ajudado a aprimorar ainda mais o seu negócio. Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos especialistas.

Te encontramos no nosso próximo conteúdo! (:

  • agosto 23, 2022
  • 2:16 pm
  • Sem Comentários

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Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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