Aprendemos como funciona o trabalho em equipe desde a infância. Ao brincar na rua, ao fazer trabalhos na escola, ao formar times na educação física… Na vida adulta, todavia, o panorama muda e há quem prefira fazer tudo sozinho, evitando situações em que as tarefas são divididas em equipes.
No entanto, muitos dos processos seletivos atuais contam com uma etapa onde é necessário resolver um problema em grupo. Atualmente, a habilidade de trabalhar em equipe tornou-se imprescindível para um bom profissional, visto que as funções estão cada vez mais específicas mas, em simultâneo, interligadas, afinal, ninguém faz nada sozinho, não é mesmo?
Em todo o mundo, as mais diversas organizações se esforçam para formar e alinhar suas equipes profissionais de forma a unir suas forças e multiplicar seus resultados através do trabalho em equipe.
É crescente o número de ações efetivas voltadas para a formação e o fortalecimento de equipes – no contexto atual, essa união é feita também de forma remota e geograficamente independente, com o grande número de empresas multinacionais com times em diversos países.
Isso traz à tona também a questão da cultura organizacional, onde culturas diferentes devem ser valorizadas mas também coexistir dentro de um negócio onde a missão, os valores e a visão são alinhados.
O profissional moderno deve, então, entender seu papel individual e seu papel coletivo dentro de sua organização, desenvolvendo as habilidades necessárias para uma execução conjunta de ações e projetos e buscando os melhores resultados para a empresa.
Trabalho em equipe: O que um profissional NÃO deve fazer?
Todos aqueles que buscam destaque no mercado de trabalho devem entender que os resultados de uma organização, mesmo através do trabalho individual, são conquistados coletivamente, pois são a soma do esforço conjunto de todos os seus membros.
É somente ao possuir o espírito de equipe e colocar os objetivos comuns acima das metas individuais que um grupo alcançará o sucesso. Assim, separamos algumas situações, características e atitudes que prejudicam os profissionais ao trabalhar em grupo. Confira abaixo!
1. Ser individualista
Apesar de óbvia, essa atitude ainda é bastante presente em diversos profissionais que acreditam trabalhar melhor sozinhos.
Em certas profissões ou empresas, isso até pode fazer sentido, visto que muitas vezes só há um profissional designado para uma determinada função, tornando-o especialista em desempenhar seu cargo. Além disso, é normal querer se destacar e merecer todo o reconhecimento por um trabalho bem feito.
Todavia, o individualismo dificulta na hora de formar equipes de trabalho, visto que o individualista trabalha por si, para si e de acordo com seus objetivos.
2. Não ter objetivos claros e comuns
A falta de um propósito e de motivação, seja por parte do profissional ou da empresa, amplia as chances de uma equipe perder o foco, diminuindo a produtividade e o bem-estar coletivo dos funcionários.
Os objetivos devem ser compartilhados e relacionados aos valores, visão e missão da empresa. Ao saber onde se quer chegar, estabelecem-se os objetivos e a equipe se dedica para alcançá-los.
3. Ausência de uma liderança forte
O gestor é responsável por unir equipes de alta performance, utilizando-se das experiências e conhecimentos de cada profissional individualmente para fortalecer o grupo com suas contribuições, fazendo com que todos os envolvidos cresçam, desenvolvam projetos e obtenham sucesso em suas ações.
Porém, na ausência de um líder que saiba unir as equipes e gerenciar a execução dos projetos, fica bem mais difícil trabalhar em grupo, podendo ocorrer conflitos que poderiam facilmente ser convertidos em soluções se o líder cumprisse seu papel.
4. Falta de comprometimento
Fica claro que o trabalho em equipe só progride quando todos se empenham, motivando-se a dar o seu melhor, contribuindo com ideias e soluções, propondo mudanças e fazendo com que os resultados projetados sejam alcançados.
Além de mostrar a indiferença do profissional em relação ao projeto estipulado, a falta de comprometimento também reflete o desrespeito aos colegas e líderes, aos prazos e às normas da empresa. Todos os envolvidos são impactados por essa conduta.
5. Ser inflexível
Um pouco parecido com o individualismo, a inflexibilidade dificulta a conciliação de ideias, experiências e abordagens – justamente o que torna o trabalho em equipe mais plural e dinâmico.
Saber ouvir outros pontos de vista, acolher ideias divergentes e respeitar quem pensa diferente é fundamental para um profissional moderno, pois estas atitudes dão espaço à diversidade de posicionamentos e colaboram para um resultado mais inclusivo.
6. Dificuldade de comunicação
Ao não saber se expressar assertivamente, seja por ser mais introspectivo ou não possuir muitas habilidades sociais, ou até mesmo por se expressar de forma mais agressiva e pouco empática, essa ineficiência na comunicação pode ser bastante prejudicial ao coletivo.
Isso pode gerar o desencontro de informações, a realização de trabalhos duplicados ou dúvidas em relação aos processos, à conduta dos membros da equipe ou à capacidade de trabalhar coletivamente, devido à indisponibilidade de ouvir e compreender o que o outro tem a dizer.
Dessa forma, a abertura à contribuição do outro e a empatia são aspectos fundamentais para qualquer atividade em grupo – é necessário manter o respeito durante estes momento de troca e compartilhamento.
7. Desvalorizar o trabalho dos outros
Ao invalidar aquilo que foi realizado por alguém, sentindo-se superior, mais experiente ou importante, os conflitos se multiplicam e a comunicação é dificultada, tornando o trabalho em equipe uma competição para ver quem é o melhor.
É preciso ter maturidade para evitar este tipo de conflito, que perpetua a improdutividade e gera um clima desagradável entre todos os membros, sem mencionar a competitividade que pode atingir níveis intoleráveis.
Dessa forma, por que não valorizar as competências e contribuições que cada um pode agregar ao projeto? O resultado será, certamente, otimizado em relação ao que poderia ser em um projeto individual.
Trabalho em equipe: benefícios da união no individual, coletivo e seu impacto na empresa
Até aqui, mencionamos aspectos que não colaboram para o desenvolvimento de um trabalho em equipe. Agora, vejamos os benefícios que a união da equipe proporciona de forma individual, coletiva e como isso impacta na empresa:
- Formação e desenvolvimento de times engajados, em sinergia, com boa preparação e alto nível de desempenho;
- Grande troca de ideias, conhecimentos, experiências, informações e pontos de vista, contribuindo para o crescimento individual e também para a realização do trabalho de forma plural;
- União de profissionais com diferentes expertises e backgrounds, viabilizando o networking;
- Colaboração entre profissionais de diferentes áreas, chegando a soluções inovadoras devido à multiplicidade de ideias e sugestões;
- Oportunidade de unir diferentes gerações e mentalidades em projetos relevantes;
- Melhora nas relações interpessoais;
- Agilidade no cumprimento de metas e na realização de projetos;
- Atribuição e desempenho de diferentes papéis e responsabilidades;
- Oportunidade de diferentes profissionais mostrarem suas habilidades e capacidades técnicas;
- Estabelecimento de uma competitividade saudável entre as equipes;
- Promoção da união, empatia, senso de coletivo, inclusividade e respeito às diferenças.
Dicas para aprimorar seu trabalho em equipe
Por fim, gostaríamos de dar algumas dicas para aprimorar sua habilidade de trabalhar em equipe.
Sabendo que é um atributo essencial para o mercado de trabalho, é também uma forma de aprender, trocar experiências com colegas de outras áreas e potencializar seus resultados pessoais e profissionais. Confira:
1. Esteja disposto à oportunidade de trabalhar em conjunto
Embora, em muitos casos, os profissionais se vejam obrigados a trabalhar em equipe devido à ordem de um gestor, é importante desenvolver um espírito de coletividade, estando verdadeiramente aberto a trabalhar com outras pessoas.
Encontre o lado positivo nessa experiência – além de possibilitar novas oportunidades profissionais, essa interação pode gerar boas amizades. Ou seja, trabalhar em equipe não vai prejudicar seu crescimento na empresa – muito pelo contrário!
2. Proatividade e comprometimento são chaves
Já que está envolvido em um projeto, contribua ativamente para a obtenção dos melhores resultados possíveis, responsabilizando-se pelo que for necessário da sua parte e agindo antes mesmo de ser cobrado.
Compartilhe suas ideias, experiências e tudo que puder agregar valor ao trabalho. Não esqueça de demonstrar seu comprometimento, valorizando o trabalho dos colegas, sendo solícito para com eles e cumprindo com o seu papel.
3. Entenda e respeite as diferenças
Cada profissional tem suas particularidades e sua forma de resolver problemas. Essa é a principal “graça” do trabalho em equipe: as diferentes contribuições que cada um pode trazer e a amplitude de resultados que podem ser alcançados através do compartilhamento dessas experiências e diferenças.
4. Desenvolva a inteligência emocional
Habilidade chave e cada vez mais necessária, não só na vida profissional, mas em qualquer aspecto do convívio em sociedade, saber lidar com os próprios sentimentos e as emoções das outras pessoas é fundamental.
Ao trabalhar com pessoas tão diferentes, é normal que surjam conflitos; nestes momentos, a gestão emocional permite lidar com essas situações de forma empática, acolhedora e racional.
5. Confie e seja confiável
Assim como gentileza gera gentileza, ao demonstrar que você respeita o espaço, as ideias e o trabalho de outras pessoas, é natural que elas ajam da mesma forma em relação a você.
Afinal, é muito mais confortável trabalhar em uma equipe onde todos se sentem à vontade para compartilhar problemas e soluções sabendo que podem contar uns com os outros do que em um ambiente competitivo, onde cada um age por si, certo?
Conclusão
Por incrível que pareça, o clichê do “juntos vamos mais longe” é real. Ao longo do post de hoje, pudemos perceber as múltiplas facetas e benefícios do trabalho em equipe para o desenvolvimento pessoal, profissional e para o resultado que a sua empresa busca.
Esperamos ter ajudado a promover o trabalho em equipe com nossas dicas. Em caso de dúvidas, a equipe da UCJ se compromete a trabalhar de forma coletiva para solucionar suas questões! 🙂