Toda empresa que busca o seu crescimento constante necessita de vantagem competitiva para se diferenciar no mercado e ganhar a preferência do seu público.
Em meio a tantas outras empresas que oferecem a mesma solução, é essencial desenvolver diferenciais para destacar o seu produto ou serviço daqueles disponibilizados pela concorrência.
Esse é um tema que rende uma certa polêmica entre os empreendedores, já que muitos acreditam que a qualidade da solução vendida por eles já pode ser considerada uma vantagem competitiva, dispensando qualquer estratégia para impulsionar o seus negócios.
No conteúdo de hoje falaremos sobre o que é vantagem competitiva, trazendo o seu conceito, sua relevância e como ativá-la na sua empresa através de diferenciais integrados ao seu planejamento estratégico. Boa leitura!
O que é vantagem competitiva?
Vantagem competitiva é a habilidade de uma organização em oferecer o seu produto ou serviço de qualidade incontestável ou com preços menores do que as outras empresas do mesmo ramo.
A longo prazo, a vantagem competitiva eleva o posicionamento da empresa no mercado, alavancando as suas vendas em relação aos seus concorrentes.
A vantagem competitiva pode ser definida de várias formas: uma particularidade da sua solução ou a maneira como o seu supply chain é idealizado.
Os fatores que se agrupam para desenvolver uma vantagem competitiva são:
- Qualidade do produto ou serviço;
- Inovação e investimento em soluções tecnológicas;
- Atendimento personalizado;
- Experiência do cliente;
- Precificação estratégica;
- Valores e imagem da empresa no mercado;
- Supply chain.
Seja de forma isolada ou combinada, os exemplos acima podem caracterizar em uma ou mais vantagens competitivas para a sua empresa.
Qual a importância da vantagem competitiva para uma empresa?
O investimento em vantagem competitiva é essencial para uma organização porque transforma o produto ou serviço em algo mais atrativo para o público.
Isso é o que estimula os seus clientes a adquirirem a sua solução mesmo diante de adversidades, como alguma situação delicada ou a falta de recursos financeiros para investimento.
Para essa finalidade, as organizações desenvolvem soluções que contenham os seguintes atributos:
- Excelência no atendimento ao cliente;
- Exclusividade;
- Preços abaixo do que o praticado pela concorrência;
- Qualidade elevada;
- Flexibilidade no processo de devolução e troca.
Essas particularidades contribuem para que as empresas alcancem números maiores em vendas, margem de lucro significativa e fidelização do cliente. A vantagem competitiva proporciona às organizações a probabilidade de ter uma proposta superior, justificada por aspectos diversos.
De forma espontânea, esses agentes colaboram para a percepção do público e de potenciais clientes, que são motivados a optar pela marca que oferece as melhores vantagens competitivas.
Todo esse processo não consiste apenas em focar no seu produto ou serviço, mas na maioria das vezes em olhar para os procedimentos operacionais. Organizações que se sobressaem são geralmente reconhecidas por:
- Assegurar um atendimento eficiente aos clientes;
- Contratar profissionais altamente qualificados;
- Investir no que há de mais atual em soluções tecnológicas.
Cada uma dessas etapas contribuem para aumentar o market share, alcançando maior retorno sobre investimento.
Esse é um processo intermitente, onde as organizações buscam incessantemente a implantação de algo que a concorrência tem, além de trazer ao mercado soluções exclusivas e inovadoras.
Quais são os tipos de vantagem competitiva?
As empresas com vantagem competitiva valorizam uma posição diferenciada em relação à concorrência, capaz de agregar diversas vantagens para o funcionamento da sua empresa, principalmente aos resultados que você deseja alcançar.
Há 4 tipos de vantagens competitivas que as organizações aplicam para atingir os seus objetivos. Veja quais são elas:
#01. Atendimento ao cliente
A vantagem competitiva pela qualidade do atendimento diz respeito à habilidade da marca em prestar um bom atendimento a todos os clientes, cumprindo com tudo o que foi prometido e acordado durante o processo de venda e resolvendo suas dores com a agilidade necessária.
Esse tipo de vantagem competitiva é muito utilizada pelas organizações que priorizam a retenção de clientes, de forma a desenvolver uma cultura de atendimento por toda a empresa.
Um dos aspectos primordiais para esse tipo de vantagem é o investimento numa estratégia omnichannel, que conecta todos os canais de comunicação e vendas da empresa, com o intuito de oferecer uma experiência consolidada aos seus consumidores.
#02. Diferenciação
Esse tipo de vantagem está diretamente ligada a empresas que oferecem produtos e serviços com qualidade de alto nível, funcionalidades complementares e maior número de benefícios ou vantagens de design no que se refere à concorrência.
O processo de produção desse tipo de solução envolve o uso de tecnologia, aliada a um time com conhecimento necessário para obter resultados de alta performance, além de investir num branding eficiente.
#03. Preço
Essa estratégia é uma das mais empregadas pelas organizações. Elas buscam entregar o melhor preço para o seu público com o menor custo do mercado.
Isso não significa apelar para o uso de matéria-prima de qualidade inferior, mas de estratégias que valorizam:
- Canais de distribuição mais eficientes;
- Efetividade no processo de negociação e gerenciamento de fornecedores;
- Melhoria da eficiência operacional.
Um dos maiores obstáculos das organizações atualmente é equilibrar o oferecimento de alto valor com baixo custo. Dessa forma, é viável alcançar o market share rapidamente, minimizando continuamente os custos com a sua solução.
#04. Foco
A vantagem competitiva por foco necessita da redução do público com a restrição de outros segmentos fabris.
Isso ocorre quando a organização adequa o seu produto ou serviço para atender às necessidades de um determinado mercado. Dessa forma, é viável oferecer a sua solução por um valor maior.
Com a vantagem competitiva por foco é possível adotar estratégias de precificação ou diferenciação para clientes cuidadosamente selecionados. E esse é o maior obstáculo nesse tipo de vantagem.
O segmento de mercado adequado deve conter dores específicas que não são sanadas por outras organizações. Essas necessidades podem ser reais ou afetivas.
Saiba como garantir uma vantagem competitiva na sua empresa
O desenvolvimento de estratégias que fortaleçam e valorizem as vantagens competitivas pode ser feito de maneiras diversas. Aqui, selecionamos as principais etapas para ajudar a sua empresa a garantir a melhor vantagem competitiva. Confira!
Conheça o seu público
Você conhece de verdade quem é o seu público e o que ele realmente necessita? Para assegurar a melhor vantagem competitiva para o seu negócio é necessário que a sua empresa saiba quem compra e pode comprar da sua marca e o que pode ser feito para que essas pessoas tenham as vidas transformadas através da sua solução.
Com isso, você consegue gerar demanda, impulsionando o crescimento do seu negócio.
Analise a concorrência
Não basta apenas conhecer o seu cliente, é preciso também saber quem realmente é a sua concorrência.
E quando falamos em concorrentes, não estamos nos referindo àqueles que entregam a mesma solução que a sua empresa. A concorrência também pode ser organizações que atendam às mesmas necessidades que a sua, como, por exemplo, no atendimento.
Para se destacar no mercado, você deverá associar o benefício que o seu negócio oferece de modo que seja melhor do que o seu concorrente. Essa será a sua vantagem competitiva.
Diminua os custos com produção
Uma das maneiras de disputar o espaço no mercado com o seu concorrente é reduzindo os custos com operação.
Com isso, você poderá oferecer produtos e serviços com preços menores sem afetar a margem de lucro do seu negócio.
Conclusão
Para ter vantagem competitiva, a sua empresa deve buscar todas as estratégias adequadas para fazer uma gestão eficiente. Só assim a sua marca se destacará no mercado e ganhará a preferência do seu público-alvo.
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