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FALE COM UM ESPECIALISTA

Como criar um briefing de negócio eficaz?

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial ter um briefing! Essa ferramenta deve ser o primeiro passo para a execução da ideia, pois ela fala as etapas que o time deve percorrer para atingir os objetivos do projeto.

O briefing é o conjunto de informações passadas no meio profissional para o desenvolvimento de um trabalho. Ele indica o que fazer para que a empresa que irá concretizar o serviço seja bem direcionada. 

Ou seja, a gestão tem a ideia do que precisa ser feito, e registra isso para que os profissionais possam saber como seguir.

Para que essa comunicação seja eficiente, é preciso que o briefing seja bem-sucedido. Então, evite retrabalhos, insatisfação e falhas na comunicação conferindo as nossas dicas. Boa leitura!

A importância de realizar o briefing de negócios

O briefing é muito usado na área de marketing, mas é útil para qualquer setor. Ele é documento que serve como guia para a construção de um projeto, e tem informações importantes sobre a empresa, o mercado, o público e direcionamentos sobre como o projeto deve ser.

Enfim, dados claros para a realização do trabalho.

Ele deve ser sucinto e objetivo, por vezes conter um plano de ação, embasar estratégias e auxiliar nas decisões. É uma verdadeira descrição do trabalho que deve ser realizado, e por isso contribui para melhorar a organização, assertividade, comunicação e execução do projeto.

O briefing foca na situação atual e passada da empresa, pontuando objetivos a serem alcançados. Ao direcionar as ações, ele evita que os envolvidos se percam no caminho e desperdicem tempo e recursos.

Para investir no melhor briefing, siga a leitura e confira as dicas que a UCJ separou para você! 

Características de um briefing de sucesso

Para começar, confira as características de um briefing de sucesso. Ele deve:

Seguir uma ordem lógica 

O briefing deve ser construído seguindo um fluxo lógico, do mais geral ao mais específico, para que todos possam entendê-lo.

Incluir informações suficientes

Para permitir que a agência direcione a sua campanha, é preciso apresentar todas as informações necessárias de forma concisa.

Ser facilmente compreensível

O briefing deve ter clareza, para que todos os membros da equipe possam se guiar por ele, evitando detalhes técnicos muito específicos de um setor apenas.

Como fazer um briefing eficiente

O documento de briefing traz elementos relevantes para a marca  e para o projeto específico, por isso, é preciso pensar bem sobre eles para moldar o melhor direcionamento. Ao criar uma sequência lógica, organizada e coesa, você já está em um ótimo caminho.

Tudo precisa estar de acordo com a ideação do projeto, para alinhar o plano de ação que a equipe terá com o que a gestão/o cliente espera. 

Agora vamos para a prática! Entenda, de forma completa, como criar um briefing eficaz:

Definir os objetivos

Recomendamos um texto sucinto sobre o objetivo do projeto, para facilitar a compreensão de toda a equipe. Escolha metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos).

Saiba como definir os objetivos de uma empresa para o melhor plano estratégico.

Reunir os dados da empresa

Você deve reunir informações relevantes para o projeto sobre o qual o briefing fala. Pode ser preciso ter dados sobre o histórico da empresa, recursos disponíveis, detalhes do que deve ser feito, cases de sucesso, posicionamento da marca, referências e mais.

Criar um roteiro personalizado

O briefing deve conter um roteiro personalizado segundo os objetivos e necessidades do projeto que ele descreve. Ele deve indicar os responsáveis pela execução de cada etapa, as suas funções, tarefas, prazos, qual o cenário, expectativas e outras informações.

Conhecer o público-alvo

Para que o projeto seja feito para agradar ao público, é preciso conhecê-lo. Já que o briefing atende a diversos objetivos, o público em questão também pode ser diverso: interno, local, business to business, geracional, político e mais.

Normalmente, é preciso saber a idade, escolaridade, localização, renda média e hábitos de consumo. Construa também a persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal.

Mas, por exemplo, se você está interessado em um público interno, são os colaboradores e gestores da empresa. Já o local, é a população de uma cidade ou bairro; também existem empresas que vendem para outras marcas, e essas precisam pesquisar os tomadores de decisão dessas corporações.

Há quem foque em gerações específicas, ou em um público político, os eleitores, ativistas e grupos de interesse envolvidos em questões políticas. O importante é que você entenda quais características do seu público importam para que você possa adequar a sua linguagem e estratégia.

Inserir dados sobre o produto

Se o briefing for em torno da venda de um produto, deve ter o seu nome e características, a forma de produção e distribuição, características, diferenciais, prós e contras, público-alvo, custo, etc.

Inserir informações sobre o mercado

Para lançar uma novidade no mercado, é preciso conhecê-lo bem, e é no briefing que essas informações devem ter. Fale sobre o tamanho do mercado, a sazonalidade, o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes e mais.

Para calcular o tamanho do mercado, use dados de pesquisas, como relatórios do governo, dados do IBGE ou outras fontes reconhecidas sobre o setor em questão. 

Você também pode apostar em outros cálculos, como:

  • Divida o mercado em segmentos com base em critérios importantes, como localização, setor, faixa etária e mais.
  • Calcule a demanda em cada segmento com uma estimativa, com base em dados das fontes já citadas.
  • Some as demandas dos segmentos e entenda o tamanho total do seu mercado.

Para entender a sazonalidade, você precisa estudar o histórico de compras da empresa e captar quando esses valores mudam por causa de determinados períodos. 

Finalmente, para entender os concorrentes, colete informações básicas, como seu tamanho, localização, anos de existência, produtos ou serviços oferecidos e modelo de negócios.

Avalie pontos fortes e fracos, o posicionamento de mercado, a comunicação com o público, a presença online, os feedbacks dos clientes e tudo o que interessa.

Inserir dados sobre a concorrência

Se a concorrência lançou um produto ou projeto como o seu, é preciso estudá-lo bem. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Quais os seus preços? Quais as suas estratégias, o seu posicionamento e as semelhanças e diferenças com o seu projeto?

Buscar referências

Busque referências e inspirações para o seu briefing, como exemplos de outros projetos e portfólios. Mantendo a originalidade, claro. 

O briefing é uma ferramenta valorizada pela UCJ para qualquer projeto. Nós sabemos que esse documento irá direcionar as etapas para que tudo saia conforme esperado, e por isso somos especialistas nela. 

A nossa equipe está disponível para te ajudar a construir o melhor briefing, seguindo cada um dos passos acima: sem sofrer com retrabalhos, insatisfação ou prejuízos. Vamos te guiar em direção aos melhores resultados! Fale conosco!

  • w2d
  • setembro 4, 2023
  • 3:22 pm
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
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É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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