Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial ter um briefing! Essa ferramenta deve ser o primeiro passo para a execução da ideia, pois ela fala as etapas que o time deve percorrer para atingir os objetivos do projeto.
O briefing é o conjunto de informações passadas no meio profissional para o desenvolvimento de um trabalho. Ele indica o que fazer para que a empresa que irá concretizar o serviço seja bem direcionada.
Ou seja, a gestão tem a ideia do que precisa ser feito, e registra isso para que os profissionais possam saber como seguir.
Para que essa comunicação seja eficiente, é preciso que o briefing seja bem-sucedido. Então, evite retrabalhos, insatisfação e falhas na comunicação conferindo as nossas dicas. Boa leitura!
A importância de realizar o briefing de negócios
O briefing é muito usado na área de marketing, mas é útil para qualquer setor. Ele é documento que serve como guia para a construção de um projeto, e tem informações importantes sobre a empresa, o mercado, o público e direcionamentos sobre como o projeto deve ser.
Enfim, dados claros para a realização do trabalho.
Ele deve ser sucinto e objetivo, por vezes conter um plano de ação, embasar estratégias e auxiliar nas decisões. É uma verdadeira descrição do trabalho que deve ser realizado, e por isso contribui para melhorar a organização, assertividade, comunicação e execução do projeto.
O briefing foca na situação atual e passada da empresa, pontuando objetivos a serem alcançados. Ao direcionar as ações, ele evita que os envolvidos se percam no caminho e desperdicem tempo e recursos.
Para investir no melhor briefing, siga a leitura e confira as dicas que a UCJ separou para você!
Características de um briefing de sucesso
Para começar, confira as características de um briefing de sucesso. Ele deve:
Seguir uma ordem lógica
O briefing deve ser construído seguindo um fluxo lógico, do mais geral ao mais específico, para que todos possam entendê-lo.
Incluir informações suficientes
Para permitir que a agência direcione a sua campanha, é preciso apresentar todas as informações necessárias de forma concisa.
Ser facilmente compreensível
O briefing deve ter clareza, para que todos os membros da equipe possam se guiar por ele, evitando detalhes técnicos muito específicos de um setor apenas.
Como fazer um briefing eficiente
O documento de briefing traz elementos relevantes para a marca e para o projeto específico, por isso, é preciso pensar bem sobre eles para moldar o melhor direcionamento. Ao criar uma sequência lógica, organizada e coesa, você já está em um ótimo caminho.
Tudo precisa estar de acordo com a ideação do projeto, para alinhar o plano de ação que a equipe terá com o que a gestão/o cliente espera.
Agora vamos para a prática! Entenda, de forma completa, como criar um briefing eficaz:
Definir os objetivos
Recomendamos um texto sucinto sobre o objetivo do projeto, para facilitar a compreensão de toda a equipe. Escolha metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos).
Saiba como definir os objetivos de uma empresa para o melhor plano estratégico.
Reunir os dados da empresa
Você deve reunir informações relevantes para o projeto sobre o qual o briefing fala. Pode ser preciso ter dados sobre o histórico da empresa, recursos disponíveis, detalhes do que deve ser feito, cases de sucesso, posicionamento da marca, referências e mais.
Criar um roteiro personalizado
O briefing deve conter um roteiro personalizado segundo os objetivos e necessidades do projeto que ele descreve. Ele deve indicar os responsáveis pela execução de cada etapa, as suas funções, tarefas, prazos, qual o cenário, expectativas e outras informações.
Conhecer o público-alvo
Para que o projeto seja feito para agradar ao público, é preciso conhecê-lo. Já que o briefing atende a diversos objetivos, o público em questão também pode ser diverso: interno, local, business to business, geracional, político e mais.
Normalmente, é preciso saber a idade, escolaridade, localização, renda média e hábitos de consumo. Construa também a persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal.
Mas, por exemplo, se você está interessado em um público interno, são os colaboradores e gestores da empresa. Já o local, é a população de uma cidade ou bairro; também existem empresas que vendem para outras marcas, e essas precisam pesquisar os tomadores de decisão dessas corporações.
Há quem foque em gerações específicas, ou em um público político, os eleitores, ativistas e grupos de interesse envolvidos em questões políticas. O importante é que você entenda quais características do seu público importam para que você possa adequar a sua linguagem e estratégia.
Inserir dados sobre o produto
Se o briefing for em torno da venda de um produto, deve ter o seu nome e características, a forma de produção e distribuição, características, diferenciais, prós e contras, público-alvo, custo, etc.
Inserir informações sobre o mercado
Para lançar uma novidade no mercado, é preciso conhecê-lo bem, e é no briefing que essas informações devem ter. Fale sobre o tamanho do mercado, a sazonalidade, o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes e mais.
Para calcular o tamanho do mercado, use dados de pesquisas, como relatórios do governo, dados do IBGE ou outras fontes reconhecidas sobre o setor em questão.
Você também pode apostar em outros cálculos, como:
- Divida o mercado em segmentos com base em critérios importantes, como localização, setor, faixa etária e mais.
- Calcule a demanda em cada segmento com uma estimativa, com base em dados das fontes já citadas.
- Some as demandas dos segmentos e entenda o tamanho total do seu mercado.
Para entender a sazonalidade, você precisa estudar o histórico de compras da empresa e captar quando esses valores mudam por causa de determinados períodos.
Finalmente, para entender os concorrentes, colete informações básicas, como seu tamanho, localização, anos de existência, produtos ou serviços oferecidos e modelo de negócios.
Avalie pontos fortes e fracos, o posicionamento de mercado, a comunicação com o público, a presença online, os feedbacks dos clientes e tudo o que interessa.
Inserir dados sobre a concorrência
Se a concorrência lançou um produto ou projeto como o seu, é preciso estudá-lo bem. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Quais os seus preços? Quais as suas estratégias, o seu posicionamento e as semelhanças e diferenças com o seu projeto?
Buscar referências
Busque referências e inspirações para o seu briefing, como exemplos de outros projetos e portfólios. Mantendo a originalidade, claro.
O briefing é uma ferramenta valorizada pela UCJ para qualquer projeto. Nós sabemos que esse documento irá direcionar as etapas para que tudo saia conforme esperado, e por isso somos especialistas nela.
A nossa equipe está disponível para te ajudar a construir o melhor briefing, seguindo cada um dos passos acima: sem sofrer com retrabalhos, insatisfação ou prejuízos. Vamos te guiar em direção aos melhores resultados! Fale conosco!